PDA

View Full Version : Paralisia Facial

Bequinhas
17-02-10, 11:48
A minha mãe teve este Domingo um episódio de paralisia facial (boca e olho ligeiramente ao lado). No hospital, para além de corticóides e colírio para o olho, mandaram iniciar fisioterapia o mais urgente possível, mas com a ponte e feriado só conseguiu marcação para próxima semana. Que tipo de exercícios pode entretanto fazer em casa?
Outra questão: o médico sugeriu um penso ocular... No olho "mau" (para evitar lesões) ou no olho "bom" (para o outro ter de se esforçar e não ficar preguiçoso)? Obrigada

xonia
17-02-10, 16:03
Boa tarde*
Como está a sua mae?
Sabe me dizer se a sua mae teve alguma doença/infecçao antes de ocorrer a paralisia ou algo traumatico, como por exemplo algum acidente ou trauma cirurgico, ou se a sua mãe é diabetica?

A fisioterapia é essencial nestes casos para fortalecer os musculos afectados. O tratamento deve ser adequado a cada utente, depois de ser realizada um avaliaçao da condiçao do mesmo. No entanto pelo que me disse sobre o olho e a boca, os exercicios mais utilizados para estes casos sao o assobiar, mandar beijinhos, tentar levantar a sobrancelha, sorrir... realizando os exercicios de uma maneira suave e nao forçada.
Em relaçao ao penso ocular, será no olho afectado, para proteger. Ate pode por o colirio para a lubrificaçao do olho e depois colocar o penso ocular.

As melhoras* e espero ter ajudado...

Javs
17-02-10, 16:59
Boa tarde.

Com a condição de não conhecer a especificidade do caso da sua mãe, para além do que a colega "xonia" aconselhou, costuma ter bons resultados uma massagem com gelo (para estimular - de forma rápida e breve/ para analgesia - movimentos lentos e circulares), com séries de não mais de 10 minutos.

Cumprimentos e as melhoras

Javs

Bequinhas
27-02-10, 02:57
Xonia e Javs, obrigada.
Desculpem não ter respondido mais cedo. Entretanto a minha mãe iniciou fisioterapia e estamos mais sossegados.
Os exercícios são mesmo esses, e também usam gelo diariamente. E tem colocado o penso no olho sobretudo à noite.
O médico disse que terá sido uma infecção do nervo por um vírus, causada provavelmente pelo frio (choque térmico).
Já a avisaram que a recuperação é lenta... mas vejo-a algo desmotivada... aguardemos...