View Full Version : Procuro Fisiatra para clínica em Viana Castelo
ines_pimenta
14-07-08, 21:42
Tenho uma clínica pronta a abrir e procuro um médico fisiatra para assumir a direcção clínica- Barroselas - Viana do Castelo.
964852415
boa tarde. gostava de saber se também precisa de fisioterapeutas. sou fisioterapeuta, de viana. obrigado.
Claudia Fafe
15-07-08, 22:30
Ola a todos...
É tão frustrante ter que arranjar um fisiatra pra ser director da nossa própria clínica!!:cry:
Pra qd mudanças na legislação?:cry: Ah...já agora uma dúvida existencial...Que especialidade tem um médico fisiatra? Que faz ele que um ortopedista, um neurologista, um reumatologista...n possa fazer?? Perdoem-me a ignorancia...:biggrin:
ola!
gostaria de saber se nao precisa de fisioterapeuta tb? podia deixar o e-mail da clinica ou seu pa enviar curriculo?
Obrigada
Um Fisiatra??? É muito simples, eles acham que têm que existir para nos prescrever........ lol
Adorava que conhecessem o fisiatra com quem trabalho... lol
1.º prescreve o tempo, a intensidade, e se é pulsátil ou continuo o US
2.º põe uma miuda apenas com o 12.º ano a fazer os tratamentos que prescreve e ensina-a a fazer massagem e diz que a está a formar. Neste momento a miuda faz tratamentos... não sei bem é tratamentos de quê!
3.º prescreve cinesio respiratória no tratamento de sequela de lesão de um plexo braquial, quando o doente não apresenta qualquer patologia respiratória (acho que me queria lembrar para estimular alguns musculos como o pequeno peitoral, supra e infra-espinhoso, mas como não sabia muito bem o que pretendia assim eu estimulava a expansibilidade da caixa toracica e assim... tipo "boa sorte"... entregue a Deus) lol
4.º Não aceita que se mobilize "Ombro Congelado"...
5.º Prescreve MTP na sacro-iliaca: deve pretender que eu faça um MTP numa superficie ossea... lol
6.º Prescreve US de 18 minutos para um joelho...
São so algumas!
Contudo ja encontrei Fisiatras 1000%... a sua prescrição era só e apenas médica. Diagnóstico médico, outras patologias e história clinica relevante e no tratamento prescrito aparecia: trabalho adequado!
Parabéns!
Sinto-me revoltada... sinto que fui enganada com o curso que tirei... encontro fisiatras a não respeitarem o meu trabalho e pessoas chamadas de "Técnicos" a pensarem que fazem o meu trabalho... :cry:
Grande Portugal: Um fisioterapeuta é um "Técnico de Diagnóstico e Terapêutica"...
N podia estar mais de acordo! É exactamente isso que eu penso...
Um Fisiatra??? É muito simples, eles acham que têm que existir para nos prescrever........ lol
Adorava que conhecessem o fisiatra com quem trabalho... lol
1.º prescreve o tempo, a intensidade, e se é pulsátil ou continuo o US
2.º põe uma miuda apenas com o 12.º ano a fazer os tratamentos que prescreve e ensina-a a fazer massagem e diz que a está a formar. Neste momento a miuda faz tratamentos... não sei bem é tratamentos de quê!
3.º prescreve cinesio respiratória no tratamento de sequela de lesão de um plexo braquial, quando o doente não apresenta qualquer patologia respiratória (acho que me queria lembrar para estimular alguns musculos como o pequeno peitoral, supra e infra-espinhoso, mas como não sabia muito bem o que pretendia assim eu estimulava a expansibilidade da caixa toracica e assim... tipo "boa sorte"... entregue a Deus) lol
4.º Não aceita que se mobilize "Ombro Congelado"...
5.º Prescreve MTP na sacro-iliaca: deve pretender que eu faça um MTP numa superficie ossea... lol
6.º Prescreve US de 18 minutos para um joelho...
São so algumas!
Contudo ja encontrei Fisiatras 1000%... a sua prescrição era só e apenas médica. Diagnóstico médico, outras patologias e história clinica relevante e no tratamento prescrito aparecia: trabalho adequado!
Parabéns!
Sinto-me revoltada... sinto que fui enganada com o curso que tirei... encontro fisiatras a não respeitarem o meu trabalho e pessoas chamadas de "Técnicos" a pensarem que fazem o meu trabalho... :cry:
Grande Portugal: Um fisioterapeuta é um "Técnico de Diagnóstico e Terapêutica"...
Agradeço que se quiser perceber "para que serve" e em que consiste a especialidade de Medicina Fisica e Reabilitação / Fisiatria, leia parte de um post prévio meu, feito hoje. Pode ser que fique mais esclarecida, cara "profissional de saúde".
"...A fisioterapia é apenas uma das componentes da nossa especialidade, provavelmente uns 20%.
Temos toda a componente do electrodiagnóstico, terapia da fala, terapia ocupacional, ortóteses, ajudas técnicas, toxina botulínica, laboratório de marcha, farmacologia, imagiologia e restantes meios complementares de diagnóstico....."
in: http://www.fisiozone.com/fisioterapia-em-geral/11433-licenciados-melhores-que-tecnicos-aux.html
Ou seja, recebemos directamente os doentes, fazemos os diagnósticos, e vocês nem imaginam a quantidade de coisas que recebemos, de outros colegas, e não têm a minima indicação para FT ... por isso é que o que vocês recebem parece muito linear, certo?
Desde "histerias" a simular hemiparésias, a quadros álgicos que na realidade são por patologia sistémica, nomeadamente quadros reumáticos e infecciosos ... que tratada a doença de base, não precisam de FT para nada.
Se acha desadequada a actuação do meu colega, deve falar com o próprio, e mostrar os seus argumentos, cientificos, práticos, etc. Agora vir para aqui "comentar", parece-me, de todo, desagradável. As palavras "trabalho de equipa" dizem-lhe algo?
Mas se lhe parece correcta a postura que está a ter, os meus "parabéns".
A Fisiatria deveria deixar de existir. Os Fisioterapeutas são os Profissionais de Reabilitação mais habilitados a diagnósticar/tratar as patologias músculos-esqueléticas, mas que no entanto veem-se impedidos de fazer o melhor plano de tratamento, só porque um grupo de Médicos quer ver o seu poder conservado...
A Fisiatria deveria deixar de existir. Os Fisioterapeutas são os Profissionais de Reabilitação mais habilitados a diagnósticar/tratar as patologias músculos-esqueléticas, mas que no entanto veem-se impedidos de fazer o melhor plano de tratamento, só porque um grupo de Médicos quer ver o seu poder conservado...
Odeio gente que não quer ver as coisas como elas são. E a isso chama-se ignorância.
Leia o que eu fui escrevendo no fórum. Vocês são uma componente da reabilitação, nós somos outra e temos de trabalhar em equipa. Não há quem faça nem que tenha as nossas competências em inúmeras coisas que já referi.
Se quiser leia todos os meus posts, pode assim perceber em que a especialidade consiste e qual o seu trabalho diário.
Acabar com a especialidade seria voltar vários anos atrás e não fazer o que existe em todos os países desenvolvidos. O nosso trabalho com vocês FTs é apenas uma pequena parte do nosso trabalho. Deixo a parte técnica de todas as mobilizações / fortalecimentos / treinos proprioceptivos / para vocês ... e podem e devem adequar o tratamento à situação, e usar a técnica mais adequada. Não me incomoda nada, desde que haja comunicação e entendimento.
Chega-me bem a minha área de actuação. Quer-me ajudar numa electromiografia amanha ou infiltrar toxina botulinica num doente espástico que lá tenho? Quem sabe, saber que tábua de transferências ou ortótese para marcha tem aquele doente indicação para usar? Melhor ainda, faça você a posturografia computorizada ou o exame isocinético daquele atleta. Ou ficar encarregado daquela enfermaria, onde está o doente vítima de lesão medular nivel C6, tetraplégico e espástico. De certeza que sabe lidar, resolver e tratar toda a multi-patologia dele. Está nas suas mãos.
Faça a sua parte, nós fazemos a nossa. Informe-se. Leia. É o melhor que faz.
TerapeutaManual
05-09-08, 01:25
Já agora... uma correcção... nós também fazemos EMG (de superfície) e utilizamos isocinético na nossa prática clínica!
TerapeutaManual
05-09-08, 01:32
Já agora... uma correcção... nós também fazemos EMG (de superfície) e utilizamos isocinético na nossa prática clínica!
Acabar com a especialidade seria voltar vários anos atrás e não fazer o que existe em todos os países desenvolvidos.
Depende... Acha que deixar de haver exigência de cumprimento de prescrições de US + massagem + US para lombalgia é voltar vários anos atrás? Não estou a dizer que você o faz... mas a maioria dos seus colegas é o que prescreve... sabe disso tão bem quanto eu... Quanto não melhoraria a qualidade de vida dos pacientes e quanto não se pouparia se técnicas mais eficazes fossem aplicadas?
Imagine que você avalia um paciente... faz o seu diagnóstico médico e chega à conclusão que a terapia farmacológica é a solução ideal para ele. Pensa em determinado fármaco, que seria muito eficaz para o seu paciente, mas alguém que tem noções básicas de farmacologia o obriga a prescrever um comprimido de farinha... Como se sentiria? (Estou a levar as coisas ao extremo, claro)
Acho que o que está em questão é o modo como é vista a Fisioterapia e o "estrangulamento" que os Fisioterapeutas sofrem relativamente à sua capacidade de avaliação, planeamento e aplicação de técnicas! Isso não acontece nos ditos países evoluídos, mesmo nos que existem fisiatras!
Fazem? De acordo com as tabelas do SNS em Portugal não tenho conhecimento...
Talvez só para vocês irem acompanhando evolução de tratamento, porque para ser legal, prática de EMG para diagnóstico (c/ agulhas ou de superficie) só com 2 anos de ciclo de estudos e aquilo para ser bem feito mesmo assim é complicado... e isocinéticos a mesma coisa. Onde é que recebem formação para isso?
Seja como for, quanto ao restante, já falámos vezes e vezes disso... Fisiatria não vai acabar porque não há quem agarre os serviços de reabilitação e tenha as nossas valências. São doentes muito especificos (TCE / TVM / AVC / Politraumatizos / P.Cerebrais...), que necessitam de estudo e atenção especifica, e dizer que "qualquer médico trata em reabilitação" está também directamente a desprestigiar o que você faz diariamente ... não é fácil, é especifico, e é dificil ser bem feito! É fundamental para o SNS. Ponto final.
Agora quanto à prescrição ... não fui eu que fiz as regras. Mas o doente terá sempre de ser (e bem) de avaliado primeiro por um médico, para ver se tem indicação clínica para fazer fisioterapia... e quais os agentes físicos a usar ... isto para mim serve para minimizar erros e principalmente para controlo de custos do SNS. Está lá a vinheta do médico para eles "controlarem melhor" ... :confused:
Em Portugal a Fisioterapia não funciona, pelo menos no privado. Porquê? Porque "só se pode fazer o que os senhores doutores prescreveram". E muitas vezes o que prescrevem não passa de "mobilização + reforço muscular"... Acho bem que haja uma inicial avaliação dos doentes por um Fisiatra ou Outro médico, que avalie se o paciente necessita de Fisioterapia ou não, que avalie as componentes físicas, o sistema mísculo-esquelético e outras possíveis complicações e outras patologias, mas o plano de tratamento de Fisioterapia deveria ser do Fisioterapeuta, que é o profissional mais habilitado para tal. O que actualmente se passa nas clínicas é o "dobra-estica", sem que o Fisuoterapeuta tenha por vezes conhecimento da patologia do paciente que está a tratar, somente a "prescrição". Isso sim é que atrasa o desenvolvimento da Reabilitação em Portugal.
Acho que cada um terá um papel a assumir dentro da area da reabilitaçao e não podemos estar a "atropelar-nos" uns aos outros com palavras... Estas discussões não levam a lado nenhum! Infelizmente, há bons e maus profissionais em todo o lado mas não é a tentar mostrar quem é mais ou menos essencial que se resolve estes "problemas".
Quanto à electromiografia de superficie e à avaliação isocinética assim como a utilização do mesmo para reabilitaçao, nós fisioterapeutas, temos formação e à vontade para trabalhar... Eu falo por mim que, durante o curso, tive uma disciplina em que abordamos isso, no estágio no centro de medicina desportiva do porto contactei com o mesmo, que só vi, no tempo em que lá estive, ser usado por fisioterapeutas e na minha monografia utilizei tambem a avaliação isocinetica para o estudo que realizei.
Vamos todos unir forças para bem dos utentes... Lutar contra curiosos, endireitas, auxiliares que se julgam fisioterapeutas... Acho que esse é o caminho! Disparar para todos os lados não será uma boa opção... Temos todos que lutar para ser profissionais dedicados e mostrar que somos essenciais em todos as areas em que intervimos!
Até sempre...
Odeio gente que não quer ver as coisas como elas são. E a isso chama-se ignorância.
Acabar com a especialidade seria voltar vários anos atrás e não fazer o que existe em todos os países desenvolvidos. O nosso trabalho com vocês FTs é apenas uma pequena parte do nosso trabalho. Deixo a parte técnica de todas as mobilizações / fortalecimentos / treinos proprioceptivos / para vocês ... e podem e devem adequar o tratamento à situação, e usar a técnica mais adequada. Não me incomoda nada, desde que haja comunicação e entendimento.
Chega-me bem a minha área de actuação. Quer-me ajudar numa electromiografia amanha ou infiltrar toxina botulinica num doente espástico que lá tenho? Quem sabe, saber que tábua de transferências ou ortótese para marcha tem aquele doente indicação para usar? Melhor ainda, faça você a posturografia computorizada ou o exame isocinético daquele atleta. Ou ficar encarregado daquela enfermaria, onde está o doente vítima de lesão medular nivel C6, tetraplégico e espástico. De certeza que sabe lidar, resolver e tratar toda a multi-patologia dele. Está nas suas mãos.
Olá e boa tarde
Da ultima vez que vi o Reino Unido era um país desenvolvido e no entanto fisioterapeutas (devidamente formados) utilizam técnicas e valências desde a utilização de ultrasonografia para diagnóstico e terapeutica até á aplicação de toxina botulínica em doentes espasticos, são os fisioterapeutas que muitas vezes recomendam ortoteses para marcha e sim aplicam electromiografia e exames isocinéticos na sua prática diária. E nem entro muito no facto de que os fisioterapeutas têm acesso a todos e digo todos os exames efectuados pelo paciente.
Esta medida que o governo do Reino Unido tomou se não me engano em 1998 com o alargamento das valências dos profissionais de saúde veio poupar-lhes milhões de libras por haver menos entermediários no processo de reabilitação do doente bem como criar linhas directas de ajuda para os pacientes através de quem lida diariamente com eles.
São profissionais independentes mas funcionam em equipas inter-disciplinares (não confundir com multidisciplinares) e têm a meu ver e por experiencia um sistema de reabilitação que nos bate a quilometros
Se estamos (em minha opinião) tristemente habituados á nossa realidade e não sabemos seguir exemplos positivos vindo de outros países que demonstram resultados e nem os queremos ver é mau pois continuamos como estamos "um país estagnado e á beira mar plantado"
Não quero de forma nenhuma tirar os médicos da equação mas que os fisiatras não sao assim tão importantes não são.
Abraço a todos
Quando as companhias de seguro se começarem a aperceber que terão menos gastos e resultados mais positivos e mais rápidos com uma maior intervenção por parte dos Fisioterapeutas, aí talvez as coisas comecem a mudar. Porque o que agora se passa é que os Fisiatras ganham fortunas a prescrever tratamentos que nada fazem, enquanto que os Fisioterapeutas, que são quem está mais envolvido no processo de reabilitação dos pacientes, com conhecimentos para tal, mas que infelizmente não o podem pôr em prática, ganham misérias, para além de que os doentes pouco melhoram e os encargos para as seguradoras continuam.
Como disse anteriormente, acho que os pacientes devem ter uma prévia avaliação por um médico, e se este constatar que aquele paciente necessita de Fisioterapia, a responsabilidade do plano de tratamento deve ser do Fisoterapeuta.
Caros colegas e médicos fisiatras,
Penso que não podemos ser tao radicais... Em portugal (não como em todos os países desenvolvidos) temos os médicos fisiatras e penso, que havendo uma relação saudável, como eu tenho, que devemos tirar partido desta relação e não criar ódios e fazer sim um trabalho inter-disciplinar. Porque, os médicos fisiatras fazem o seu diagnóstico médico, mas é da parte do fisioterapeuta que deve haver uma avaliação funcional, que são coisas distintas.
E, penso que o fisioterapeuta deve ter a liberdde de adequar o seu tratamento ao dia-a-dia e à evolução do paciente, porque somos nós que os acompanhamos diáriamente. Quando isso é feito em conjunto com o fisiatra, de uma forma correcta, é o ideal.
Mas, eu felizmnte sou um priveligiado porque trabalho com um verdadeiro médico fisiatra, um excelente colega, como ele diz!!
Contudo, e infelizmente, tenho muitos colegas (a maioria) que não vivem esta realidade e cuja convivência com os fisiatras com quem trabalham nao é melhor... E por isso entendo a sua frustração.
Tal como alguém disse atrás, existem bons e maus profissionais, de parte a parte...
João Tedim
Agradeço que se quiser perceber "para que serve" e em que consiste a especialidade de Medicina Fisica e Reabilitação / Fisiatria, leia parte de um post prévio meu, feito hoje. Pode ser que fique mais esclarecida, cara "profissional de saúde".
"...A fisioterapia é apenas uma das componentes da nossa especialidade, provavelmente uns 20%.
Temos toda a componente do electrodiagnóstico, terapia da fala, terapia ocupacional, ortóteses, ajudas técnicas, toxina botulínica, laboratório de marcha, farmacologia, imagiologia e restantes meios complementares de diagnóstico....."
in: http://www.fisiozone.com/fisioterapia-em-geral/11433-licenciados-melhores-que-tecnicos-aux.html
Ou seja, recebemos directamente os doentes, fazemos os diagnósticos, e vocês nem imaginam a quantidade de coisas que recebemos, de outros colegas, e não têm a minima indicação para FT ... por isso é que o que vocês recebem parece muito linear, certo?
Desde "histerias" a simular hemiparésias, a quadros álgicos que na realidade são por patologia sistémica, nomeadamente quadros reumáticos e infecciosos ... que tratada a doença de base, não precisam de FT para nada.
Se acha desadequada a actuação do meu colega, deve falar com o próprio, e mostrar os seus argumentos, cientificos, práticos, etc. Agora vir para aqui "comentar", parece-me, de todo, desagradável. As palavras "trabalho de equipa" dizem-lhe algo?
Mas se lhe parece correcta a postura que está a ter, os meus "parabéns".
Caro(a) Dr. “jclscosta”
Peço desculpa, a todos os fisiatras por ter posto em causa a vossa relação com os fisioterapeutas com que trabalham. Contudo, ando revoltadíssima com tudo o que tenho vivido.
De forma alguma iria escrever o que escrevi se ainda não tivesse falado com o médico e mostrado o meu desacordo em todas as situações, mas não me queira parecer que alguém que anule a minha profissão me vá dar alguns ouvidos.
Acho óptima ideia pensar em primeiro lugar nos utentes que trato, e por eles luto! Perece-me que são vocês fisiatras que podem mudar isto… e não permitirem que qualquer profissional de massagem possa tratar utentes do SNS, com uma patologia. Sim, porque é do conhecimento de todos nós, fisioterapeutas e fisiatras, que para realizar uma massagem TERAPEUTICA é necessário ter conhecimentos, em termos de anatomia, fisiologia, patologia, etc.
Não tenho de todo intenção de pôr em causa o trabalho de um fisiatra, mas não admito que ponham em causa a minha profissão. Pior que “brinquem” com o dinheiro do SNS e dos seus utentes, quando “alguém” não escolhe pessoal qualificado para os tratar.
Saliento que não revelei o nome do fisiatra, nem da clínica onde trabalho, não pondo em causa ninguém em particular, mas apenas lancei um alerta para Portugal.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.