PDA

View Full Version : Tremores em AVC ( como eliminar)

antonio222
12-02-10, 08:42
Boas. Tenho um paciente que sofreu de um avc esquerdo afectando toda a parte direita do corpo. Este paciente contem bastante tremores em todo o membro superior direito. O que posso fazer para eliminar estes tremores?
Já agora tambem sofre de movimentos compensatórios, ou seja sempre que lhe peço para fazer flexão do menbro inferior, ele involuntariamente também contrai o membro superior, como posso eliminar estes mov involuntários? Gostaria que me ajudassem nesta matéria, uma vez que ainda estou a trabalhar à pouco tempo. Obrigado

gramendes
13-02-10, 01:40
Olá

Será mais indicado rever o tipo de manuseio que lhe faz. Os "tremores" a que se refere,...parece-me que é "clonús", o qual está associado ao aumento do reflexo miotáctico. Quantos aos "movimentos compensatórios" a que se refere, normalmente designam-se "reacções associadas" e estão dependentes dos padrões de massa que persistem após lesão central. O que lhe posso aconselhar é que se familiarize um pouco mais (ou melhor) com metodos como o Bobath.

Um Abraço

Saramartins
15-02-10, 22:03
Boas. Tenho um paciente que sofreu de um avc esquerdo afectando toda a parte direita do corpo. Este paciente contem bastante tremores em todo o membro superior direito. O que posso fazer para eliminar estes tremores?
Já agora tambem sofre de movimentos compensatórios, ou seja sempre que lhe peço para fazer flexão do menbro inferior, ele involuntariamente também contrai o membro superior, como posso eliminar estes mov involuntários? Gostaria que me ajudassem nesta matéria, uma vez que ainda estou a trabalhar à pouco tempo. Obrigado

Experimente ler o livro Passos a Seguir (Steps to follow) ou o Começar de Novo (Starting Again)

xonia
25-08-10, 22:28
ola*

Sara qual os autores desses livros que recomendas?
Fiz uma pesquisa rápida e não os encontrei. =x

Fico á espera de resposta. Obrigada.

TelmaTT
20-08-11, 13:28
As reacções associadas, ou seja, a flexão do membro superior associada a flexão do membro superior, podem diminuir com a melhoria do controlo motor de ambos os membros direitos. Por exemplo, quando o controlo motor do membro inferior direito estiver melhor, mais harmonioso e se for realizado com menos esforço por parte do doente, a reacção do membro superior poderá diminuir. No entanto, imagina que o utente tem capacidade para marcha e começas a trabalhar isso, a reacção associada pode aumentar face ao esforço realizado pelo doente e prejudicar a evolução do controlo motor do membro superior... É necessário melhorar bastante a estabilidade sobre o MID e a fase de oscilação para tentar que o MSD não seja prejudicado... É ir tomando decisões de acordo com a evolução do doente, o que se consegue obter e sempre em conjunto com o mesmo.

Não percebo muito bem se os tremores que referes são em repouso ou face a um estimulo interno ou externo. Se realmente for clónus, que também poderá estar presente no MID, não é necessariamente mau: é sinal de aumento do reflexo miotático, o que poderá estar associado ao surgimento de espasticidade, mas se surgir após uma sessão poderá indicar um aumento da acitividade motora no membro, e por isso não é necessáriamente mau.

Existe um livro com acesso na net (eu tenho em PDF mas não consigo anexar aqui) muito bom, que é mais recente em Bobath: Bobath Concept - Theory and Clinical Practice in Neurological Rehabilitation. Outro que tenho e gosto muito é o Bobath concept in adult neurology. Agora é só estudar. Neurologia não é fácil. Tem de se perceber muito bem a neurofisiologa normal, o que acontece após a lesão, o que pode surgir, e como se pode tratar...

Boa sorte.

AnaSantos
11-10-11, 19:06
ola*

Sara qual os autores desses livros que recomendas?
Fiz uma pesquisa rápida e não os encontrei. =x

Fico á espera de resposta. Obrigada.

Boa Tarde xonia...

Os livros que a Sara fala são da Patrícia M. Davies da editora Manole

fernandalop
23-12-11, 15:50

Vc vai primeiramente me disser a onde foi a seguela , pois é apartir dai que faremos um plano de tratamento, mais por enquanto. peça ao paciente uma escova de roupa e escove todo o paciente para estimular o SNC e eliminar os tremores .
fernanda.lop@bol.com.br Fisioterapeuta Fernanda soares