View Full Version : 12ºano de escolaridade chega para ser Fisioterapeuta??????
ana.r.caldeira
29-06-06, 11:44
Olá colegas,
Gostava de partilhar convosco o que observei no Centro Comercial na zona de Sintra (Lisboa). Estava a olhar para aqueles paineis do centro de emprego que estão nos shoppings, onde aparece lá os vários empregos disponiveis, quando me deparei com uma situação incrivel. "Precisa-se Fisioterapeuta para a zona X", "Habilitações - 12º ANO", "carta de ligeiros, flexibilidade de horário e experiência".
Bom eu fiquei estupfacta, até porque haviam lá empregos que pediam um bacherlato...
Não sei onde vamos parar, ainda por cima no CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL". É grave...
Fiquem bem.
Raquel
Hélder Abreu
29-06-06, 12:25
E sendo que qualquer pessoa pode chegar às finanças e declarar-se como fisioterapeuta, assim como arranjar recibos verdes sem qualquer diploma ou certificado de habilitações, qualquer pessoa com o 12º ano pode chegar a esse local, mostrar o certificado do 12º e trabalhar como fisioterapeuta... Portugal no seu melhor!
Tava a pensar em tirar o curso de Engenharia Informática, mas com situações destas, acho que mais vale esperar por uma vaga deste tipo. Pode ser que também só peçam o 12º ano... com sorte até o 9º chega.
Onde iremos parar, assim? Estou seriamente preocupado.
Eu também vi esse anuncio no Centro de Emprego de Sintra e qdo perguntei foi-me dito que o que precisavam era um tecnico auxiliar de fisioterapia, mas como a base de dados n tinha essa categoria profissional colocaram Fisioterapeuta.
Fiquei estupefacta com a situação e perguntei se a profissão é tratada desta maneira no cntro de emprego como poderá a entidade patronal respeitar a profissão? Disseram para eu escrever uma carta a reclamar. A carta vai a caminho, vou ficar sentada a espera de resposta!!!
Cumprimentos
Jose Rocha
30-06-06, 10:21
É de aplaudir a atitude da Rute.Se todos nós agissemos assim talvez as coisas se modificassem um pouco.
Vitor Santos
30-06-06, 16:38
Palavras para quê. O Estado Português no seu melhor.
carlosguerreiro@sapo.pt
30-06-06, 18:53
sem comentários! isso não anda para a frente!
mcquadrado
02-07-06, 09:50
Se forem ao site do IEFP e fizerem a pesquisa por currículos de fisioterapeutas, também vão encontrar "fisioterapeutas" com o 11º ano e até com o 6º ano!!! Também se encontram pessoas que se intitulam "tecnicos de fisioterapia e massagem" e até estiveram colectadas sob esse desígnio!!! Isto só visto, contado ninguém acredita!!!!
AnaFrancisco
02-07-06, 11:51
Pois...mais uma vez a questão dos auxiliares de fisioterapia que e fazem passar por Fsioterapeutas! Até o centro de emprego está a seu favor...
Bom...e que tal se reunissemos umas assinaturas através deste forum para dar mais força à carta da Rute? Assim ficam a saber que não há so uma pessoa indignada com esta situação...até pode ser que deiam mais crédito à reclamação.
MAs sabem que há anuncios mais graves...por azelhice (ou não) há ainda quem se intitule por Fisioterapeuta mesmo existindo a categoria de Fisioterapeutas e profissões similares..no novo portal de emprego crado recentemente pelo nosso adorado governo português.
Lá está...o que importa em Portugal é o futebol!! Saude e emprego sao questoes secundárias! O essencial é ganhar o mundial.
PS - Só estava a testar a minha ironia nesta ultima frase
patricialves
02-07-06, 13:02
Sou das primeiras a assinar.
Voltamos à velha questão de não ser pedida nenhuma documentação que comprove o curso que se tem. Qd me inscrevi no centro de emprego, não me pediram certificado nenhum e até me pareceu que fisioterapeuta nem existia no conhecimento deles pois não faziam ideia de havia licenciatura ou se seria só bacharelato. É ridículo...., ainda pra mais sendo a entidade que é...
Jose Rocha
03-07-06, 14:59
Penso que o tratado de Bolonha virá a esclarecer algumas dúvidas e reconhecer profissionalmente os diversos cursos.Mas até lá não se deve baixar os braços.
Para se enviar o curriculum de Fisioterapia tambem é um pouco dificil pois nas 16 escolas que existem em Portugal não há unaminidade.
AnaFrancisco
04-07-06, 13:17
Será mesmo que o Tratado Bolonha vai fazer alguma coisa?
É de conhecimento geral que em alguns paises do mundo (e da europa) não existe Fisiatria mas apenas Fisioterapia..e não é por essa realidade existir que deixa de haver Fisiatras em Portugal às turras com os fisioterapeutas e vice-versa.
É raro haver uma boa harmonia entre estes dois profissionais...
Mas mais uma vez não se vê confusões entre solicitar um fisiatra e um fisioterapeuta..o primeiro é bem defendido pela ordem dos médicos.
Continuo a ser apologista da instituição de uma orem que nos defenda e não de uma ordem que receba as quotas e cruze os braços sem nada fazer.
O Tratado de Bolonha a meu ver tem uma imagem algo negativa...se nos outros paises o curso de Fisioterapia tem mais de 3anos porque vamos andar para tras e voltar aos 3anos? Porque não mantemos os 4anos. Mais uma vez governo ao barulho!!!
Em que posição ficam os Fisoterapeutas licenciados com 4anos e os licenciados com 3anos? Ficam com mais uns creditos para ir trabalhar para fora...sim porque em portugal as coisas são lentas e por vezes sofrem retrocessos.
A falta de uniformidade entre os planos curricculares das escolas fisio tb é uma realidade bem salientada pelo Jose rocha.
olá.
Realmente é esta a situação da nossa profissão em portugal. Este fenomeno também existe na madeira, onde individuos que tiram cursos de massagem, abrem gabinetes como técnicos de Fisioterapia. Fazem obviamente um mau serviço, enganam as pessoas e mancham toda uma classe. Enviei uma carta para um diário regional a denunciar esta situação e para alertar as pessoas, sobre as qualificações destes individuos. Pergunto que mais poderemos fazer? A que autoridade podemos fazer queixa?
A Ordem serve para fiscalização do exercício profissional, e não para defesa do profissional. Se há alguém a exercer a profissão de Fisioterapeuta sem inscrição devidamente feita, a Ordem serve para denunciá-lo e este vir a sofrer um processo, mas tb há o outro lado da obrigação do Profissional Fisioterapeuta, ex.: pagar as anuidades em dia. Ainda acho que antes de mais nada, há que existir é a valorização profissional, incutir na cabeça o que é ser Fisioterapeuta, o que se destina a Fisioterapia. Assim, poderíamos doutrinar os utentes, amigos família sobre a profissão. Nada mais chato que ouvir dizer que Fisioterapia e massagista são a mesma coisa.
AnaFrancisco
30-07-06, 21:40
"Educar" os utentes relativamente às funçoes e competencias do Fisioterapeuta.
É uma triste realidade ouvir individuos jovens, dos seus 20 a 30 anos, dizerem que massagista é sinonimo de fisioterapeuta.
E mais triste ainda é verificar que alguns dos profissionais de saude que trabalham na nossa equipa..também caem no erro do desconhecimento.
Infelizmente isso é cada vez mais comum... Parece k a comunidade de saúde não nos dá o valor k merecemos...
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.