View Full Version : hidroterapia em idosos
Gostaria de saber quais os sites onde posso procurar bibliografia ou então quais os livros que devo consultar acerca dos beneficios da hidroterapia nos idosos.
Obrigado
Francisco Neto
27-06-06, 19:32
Aqui vão algumas referências sobre o assunto que referiu. Há muitas mais. É uma questão de fazer uma pesquisa na Pubmed.
1. Lord S, Mitchell D, Williams P. Effect of water exercise on balance and related factors in older people. Australian Journal of Physiotherapy. 1993; 39(3):217-222.
2. Simmons V, Hansen PD. Effectiveness of water exercise on postural mobility in the well elderly: an experimental study on balance enhancement. J Gerontology. 1996; 51A(5): M233-M238.
3. Geigle, P.R., Cheek, W.L., Gould, M.L., Hunt, H.C., & Shafiq, B. (1997). Aquatic physical therapy for balance: The interaction of somatosensory and hydrodynamic principles. Journal of Aquatic Physical Therapy, 5(1), 4-10.
4. Devreux, D., Robertson, D. and Briffa N. 2005. Effects of a water based program on women 65years and over: a randomised controlled trial. Australian Journal of Physiotherapy 51(2), 102-108.
5. Douris, P., Southard, V., Varga, C., Schauss, W., Gennaro, C. and Reiss, A. 2003. The effect of land and aquatic exercise on balance scores in older adults. The Journal of Geriatric Physical Therapy 26(1):3-6.
Francisco Neto
27-06-06, 19:33
Já agora, deixo-lhe o link directo para dois dos artigos que referi:
http://www.physiotherapy.asn.au/AJP/vol_51/2/AustJPhysiotherv51i2Devereux.pdf (http://www.physiotherapy.asn.au/AJP/vol_51/2/AustJPhysiotherv51i2Devereux.pdf)
http://www.geriatricspt.org/members/pubs/journal/2003/april/JGPT-douris.pdf
Boa leitura!
Obrigada! Deu imenso jeito!
Cumprimentos
Francisco Neto
06-07-06, 02:40
Óptimo, Rute! Precisou das referências para fazer um trabalho?
As referências que lhe pedi são para realizar um projecto de classes de hidroterapia para prevenção de quedas na terceira idade. Como tenho uma pós graduação em Geriatria e estou a tirar um estágio profissional em hidroterapia, vou expor este projecto, pois penso que é uma área pouco abordada em Portugal.
Cumprimentos
Rute
Cara colega Rute.
Onde tirou a pós-graduação em Geriatria?! Achou que valeu a pena ?!
Abraço
Tirei na escola superior de enfermagem calouste gulbenkian em Santa Maria. As inscrições eram abertas a diversos profissionais de saúde. Tive contacto com outras realidades profissionais que não a minha. E acho que foi muito enriquecedor pois a Geriatria é uma área pouco abordada em Portugal e não existem profissionais com formação na área.
Se quiser mais informações é só dizer!
Cumprimentos
Rute
Mónica Mendes
05-02-08, 22:28
Boa Noite! Eu estou a fazer a iniciar um projecto de curso sobre os efeitos da hidroterapia no equilibrio nos idosos...queria que me aconselhassem bibliografia...
Obrigada
ralfe_prado
22-03-08, 02:51
Boa Noite! Eu estou a fazer a iniciar um projecto de curso sobre os efeitos da hidroterapia no equilibrio nos idosos...queria que me aconselhassem bibliografia...
Obrigada
Pesquiso sobre hidroterapia em idoso e tenho orinetandas que desenvolveram trabalhos cienteificos na area. Gostaria de trocar informaçoes sobre os achados com algum profissional que trabalha com essa clientela.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.