PDA

View Full Version : Déficit Cerebelar

Dr Edoardo Macario
24-06-06, 06:41
Tenho um paciente com perda de equilíbrio e coordenação motora, além de tonturas, sendo assim devemos crer que tem uma deficiência cerebelar. Que está com dificuldade na marcha. Quais seriam as melhores abordagens e técnicas para ajudalo?

Monica Romao
25-06-06, 19:24
Olá caro colega,

Acho interessante a sua preocupação com o seu utente mas, acho que deve recorrer a técnicos especializados no estudo da cinesiologia (movimento).
Com isto, quero dizer que deve falar com um fisioterapeuta disponível para avaliar e conceber um plano adequado e específico ao caso que apresenta.

peço imensa desculpa mas, não percebi qual é a sua formação?

Até breve.:wink:

Dr Edoardo Macario
26-06-06, 04:57
Sou Fisioterapeuta, só não tenho muita experiência em Neuro. Sempre atendi muito em Traumato e hoje atuo com RPG.

palves
29-07-06, 15:47
Caro macario seria interassante ter mais info sobre o paciente, mas a minha experiencia nestes casos diz que o reforço muscular do tronco superior e inferior é sempre uma boa ajuda, além do treino de dissociação da cinturas para uma fase inicial, mais ajuda só com mais info abraço

Dr Edoardo Macario
05-09-06, 02:30
Caro colega, agradeço a dica e vou recorrer a tais técnicas.

Ingridfedra
07-09-09, 19:17
Boa tarde.
Provavelmente já vou tarde demais mas se ainda o puder ajuda-lo...
Desde já lamento, mas terei que discordar com a nossa colega Mónica pois nao considero que seja necessario recorrer a um tecnico especializado em cinesiologia.
Um Fisioterapeuta com formação/especialidade em Neurologia deverá ser capaz (á priori) de reeducar um caso destes, pois são o seu dia-a-dia.

A verdade é que preciso de mais dados para lhe ajudar:

- quando o pões na posiçao ortoestatica, ele está em equilibrio e só se desiquilibra quando começa a marcha ou se na posiçao ortoestatica está ja em desiquilibrio? Ele tende a "cair" para um dos lados? Como se apresenta a postura? Ele necessita de se apoiar para ficar de pé? Como me poderia descrever a marcha do seu paciente?
-Quando lhe diz para ir buscar objectos pousados numa mesa, será que ele consegue ir directamente a eles?passa o objecto (hipermetria)? Como ele pega no objecto? sera que vai com a mão "toda aberta"?
- Será que esta apenas um hemicorpo afectado? ou os 2 MI? os mesmo os 4membros?

- Esse paciente nao tem problemas de sensibilidade profunda no MS?

- Esse paciente tem problemas de deglutiçao?
- Tem disartria?
- Tem vomitos?
- Se o teu paciente tem tonturas deverias começar por ver a origem das mesmas. Tem dores de cabeça ou visão dupla (dado importante)?

A abordagem depende muito do tipo de sindrome cerebelar em que estamos presentes . :)

annachagas
23-10-09, 16:44
Bom dia,

os trabalhos para tronco utilizando FNP são excelentes (reversão de antagonistas, conrtação de isotônicas). Tudo que "forçar" o paciente a procurar/alcançar estabilidade.
Depois pode evoluir para apoio em um degrau, apoio unipodal. Marcha realizando outras atividades (jogando bola leve com as mãos).

Ricky
23-11-09, 22:26
Ola a todos

Edoardo acho a sua questão bastante interessante mas creio que só com esses dados seria insuficiente poder ajuda-lo.

Se puder e ainda for a tempo por favor dê um pouco mais de informação.
Concordo com a IngridFedra ha muitas questoes por explicar e apesar dos exercicios de estabilidade serem bons têm de ser aplicados as pessoas certas e na hora certa - lembrem-se que cada pessoa é unica mesmo que a condiçao seja a mesma.

Ideias: Tanto podera ser uma disfunçao cerebelar, como alteraçoes somatosensoriais como poderá até ser uma alteraçao do sistema vestibular mas com mais dados poderemos aprofundar.

Se ainda for a tempo e quiser discutir
Os melhores cumprimentos
Ricky