PDA

View Full Version : tratamento epicondilite

jnccneto
26-06-08, 11:49
Vivas,

Fui diagnosticado uma epicondilite no cotovelo esquerdo resultante da pratica de windsurf. entretanto como não deixei de praticar no cotovelo direito tambem ja' tenho sintomas iguais

ja' usei anti-inflamatorios (naproxin, transact), mas somente disfarçam a dor.
ate' agora o gelo parece-me mais eficaz

ha' mais algum tratamento "caseiro" que possa fazer?
abraços
Jose' Neto

Maky
27-06-08, 18:17
Caro José..tratamentos existem muitos, mas infelizmente o rótulo "epicondilite" não diz nada, pelo simples facto de todas as "epicondilites" serem diferentes umas das outras.. Pus epicondilite entre "aspas" pelo facto de uma epicondilite muitas vezes não ser mais do que um compremetimento do sistema nervoso periférico num nível superior ao cotovelo, podendo não ser devido a uma verdadeira inflamação do tendão e tecido adjacente. assim sendo, sei que não é a resposta que procurava ler, mas aconselho-o a procurar um bom fisioterapeuta porque antes de ser tratado tem de ser correctamente avaliado por forma a que o tratamento possa ser o mais correcto!!..
Espero que tenha ajudado.. Abraço e melhoras:smile:

Francisco Neto
28-06-08, 18:55
Efectivamente, o termo epicondilite tem vindo a ser contestado pois, após diversos estudos histológicos, chegou-se à conclusão que, na maioria das situações, não existem marcadores inflamatórios. A intervenção do Fisioterapeuta deverá basear-se nos sinais e sintomas da epicondilalgia: dor à palpação ao nível do epicôndilo lateral, dor à extensão resistida do punho, dor à extensão resistida do 3º dedo, dor à preensão, dor à flexão passiva do punho, etc.
Existem inúmeras técnicas descritas para tratamento desta disfunção. A que reúnem maior evidência científica é o tratamento segundo o Conceito de Mulligan (mobilizações com movimento). Esta técnica mostrou-se superior, a longo prazo, a infiltrações, no que diz respeito a dor e funcionalidade. Este artigo foi publicado na prestigiada revista British Medical Journal. Para além de ser uma técnica aplicada no contexto clínico, tem a vantagem de englobar exercícios que o próprio paciente pode executar em casa.
O diagnóstico de Fisioterapia é muito importante. Em algumas situações, poderá haver compressão do radial na arcada de Frohsen ou algum outro tipo de comprometimento neurodinâmico.
Resumindo e concluindo, esta situação clínica é demasiado complexa para ser curada com mezinhas caseiras. Por favor consulte um bom fisioterapeuta que, certamente, o poderá ajudar.

Jose Rocha
12-07-08, 23:25
A atitude mais acertada é ir ter com um Fisioterapeuta para que ele possa fazer uma avaliação e depois elaborar o respectivo plano de tatamento ou então aconselhá-lo para outra especialidade, caso haja necessidade.

Atenção : mas antes de começar a ser observado penso que poderá pedir ao Fisioterapeuta quese identifique com a res- pectiva Cedula Profissional