![]() |
| | #1 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Oct 2004 Localização: Pombal
| Durante a minha pesquisa na área, veriquei que em Portugal, não existem trabalhos publicados relativamente a este assunto! Ja internacionalmente, encontram-se trabalhos interessantes e que podem ser uma relativa aceitaçao no mundo dos músicos profissionais. Os músicos como todos sabes tem uma profissão que leva ao uso de movimentos repetidos, estes movimentos repetidos associados a más posturas que os músicos tomam, nomeadamente os que tocam em orquestras, levam a lesões complicadas e a alterações musculo esqueléticas muitas das vezes irreversíveis. Gostava de sabes se alguem ja ouviu falar de estudos relizados nesta área em Portugal, ou se alguem trabalha com estes casos? Saudações a todos! |
| | |
| | #2 (permalink) |
| Moderador Registo: Nov 2004 Localização: Sao Joao da Madeira
| Caro colega Realmente é uma área da qual ainda não tinha ouvido falar! Mas há realmente algum tipo de patologia que seja mais específica dos músicos, e que não se manifeste noutra população ?! Atenciosamente
__________________ "O meu corpo é um jardim, A minha vontade o seu jardineiro." WwW.InGeNiU.CoM - Prendas alucinantes, Jogos e Gadgets !! |
| | |
| | #4 (permalink) |
| Que eu conheça, não existem patologias especificas nos músicos, mas existe sim um enorme trabalho de prevenção e acoselhamento que pode ser realizado mediante estas populações! Nomeadamente nos aquecimentos, atenção aos alongamentos, determinados musicos como os violinistas, os pianistas, muitas vezes verificamos que não adoptam as posiçoes mais correctas. Ter uma intervenção mais na área da prevenção e educação! |
| | |
| | #5 (permalink) |
| Sim, realmente é um bom exemplo de algo que está mesmo á nossa frente e que nos escapa! Confesso que nunca tinha pensado nessa perspectiva. Vou tentar sondar aqui as academias da zona a ver o que me dizem e depois passo o feedback! Abraço.
__________________ "O meu corpo é um jardim, A minha vontade o seu jardineiro." WwW.InGeNiU.CoM - Prendas alucinantes, Jogos e Gadgets !! |
| | |
| | #6 (permalink) |
| Penso que e mais um campo a ser explorado! Eu contactei a associaçao nacional de musicos e neste momento estão a trabalhar apenas com médicos portugueses e penso que com um fisioterapeuta françes. Penso que o acompanhamento nao será intensivo, sendo possivelmente necessario um acompanhamento mais especifico dos casos! agradeço o interesse demonstrado pelo tema, vou pesquisar mais alguma coisa e se tiver novidades comunico! |
| | |
| | #7 (permalink) |
| Pela pequena busca que fiz, aqui pelas academias circundantes, não há assim grandes queixas a nível de lesões. A única sínal foi em direção aos pianistas e ao desgaste por parte das mãos, mas mesmo aí, ninguém saliantou grandes dificuldades. Ora, este pequeno "estudo", peca, pois foi realizado em academias onde a média de estudantes ronda os 16 anos! Falta averiguar os músicos de carreira e as suas dificuldades. Abraço
| | |
| | #8 (permalink) |
| Pois, a tenra idade ainda não dará para fazer transparecer muitos dos problemas que poderão surgir inerentes à ocupaçao. Mas poderá ser esse faixa etária a ideal para a possível aplicação dum programa preventivo. Abraço |
| | |
| | #9 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Dec 2005 Localização: Caldas da Rainha
| Cara colega, è muito bom diversificar os temas de investigação até porque, a área de Fisioterapia tem uma dimensão incrivel. A minha opinião é que ainda não estamos aproveitar todos os pârametros, porque repare? Eu quando fiz a licenciatura elaborei um trabalho de investigação com uma população diferente do habitual: Os bailarinos de dança Clássica. Tentei procurar que tipo de lesões musculo-esqueléticas mais frequentes .. E foi muito interessante, adorei ... Até breve. ![]() |
| | |