![]() |
| | #1 (permalink) |
| Membro FisioZone ![]() Registo: Jun 2008 Localização: joao pessoa
| olá! gostaria de saber como anda a fisioterapia respiratoria em portugal u espanha? se já ha utilizacao da fisioterapia em TERAPIA INTENSIVA nos hospitais? e como anda o mercado de trabalho. estou no brasil esperando so uma oportunidade para viajar para lisboa... se alguem puder me ajudar! :) |
| | |
| | #2 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Aug 2006 Localização: Portugal - Covilhã & Almeida
| Olá LilaGarcia, não podendo falar por Portugal num todo, tenho-te a dizer que o papel do Fisioterapeuta na respiratória está a crescer muito lentamente...mas para ir para os cuidados intensivos não é fácil pois existem uns Serviços nos Hospitais onde os Fisioterapeutas "vivem" e não são muitos os que se deslocam ao internamento/cuidados intensivos. É preciso um pouco de sorte, coragem e formação para que um fisioterapeuta consiga fazer parte de uma equipa de UCI a 100%. Outra realidade e talvez a mais comum é os fisioterapeutas irem aos cuidados intensivos prestrar cuidados respiratórios mas terem uma acção muito limitada não podendo modificar muita coisa pois os médicos e os enfermeiros não o permitem porque não vêm no fisioterapeuta competências para tal....mas é preciso ir mudando aos poucos. Ao contrário do Brasil em que os Fisios trabalham a tempo inteiro nos cuidados intensivos e até fazem turnos cá a maioria só presta serviços durante a semana e só num turno. Cumprimentos |
| | |