PDA

View Full Version : Auxiliares em Fisioterapia

Vitor Azevedo
03-05-06, 14:38
Caros colegas,

Ao referir um caso ao sindicato dos fisioterapeutas portugueses de auxiliares a trabalharem como fisioterapeutas, foi-me questionado se eu quereria fazer uma queixa no ministério público quanto a este assunto. Bem, o que pensei foi o seguinte: uma queixa só não vai resolver o caso, o problema é bem mais generalizado do que a clínica em que trabalho. Bem, provavelmente é o maior "cancro" da fisioterapia em portugal neste momento. O que pensei foi o seguinte: este fórum pode ser a fonte de uma mudança que já constatámos ser necessária, além de ser uma exigência legal. O que sugeria seria o seguinte: que um conjunto de fisioterapeutas (como nós, no fórum), tentasse mostrar à comunidade a realidade do que se passa, que creio não estar muito alerta. Quando falo em comunidade, falo em pacientes, órgãos judiciais, enfim... É que a tendência desta situação não é no sentido da melhoria, no meu ponto de vista.

Não me extendo mais.

Um abraço

Fportela
03-05-06, 19:46
Penso que esse trabalho deveria ser feito diariamente, em todos os nossos contactos, seja com pacientes, seja com colegas, com familiares, etc. Mostrar a realidade do que é a verdadeira FISIOTERAPIA. Estamos no séc. XXI, mas ainda há muita ignorância em relação a muitas coisas. A minha esperança, é que tenho reparado que cada vez mais as pessoas reconhecem o nosso trabalho, e cada vez mais sabem reconhecer quem realmente trabalha.
Abraço

Carlinha
05-05-06, 17:36
pois é isso que digo...a união faz a força...

AnaFrancisco
18-06-06, 19:51
Eu já falei nisto há uns tempos atras..mas depois fiquei atulhada de trabalho e não consegui por maos à obra.

E que tal fazer uma cartita sucinnta, elucidativa, e educativa para um dos jornais diários gratuitos de Lx e Porto (Metro e Destak)...Podia-se tentar explicar a nossa intervenção após o alerta que há pessoas que se fazem passar por Fisioterapeutas nas clínicas!

Apelar que as pessoas se interessem em saber se quem as esta a tratar é um auxiliar, um massagista ou se é um Fisioterapeuta..

E deixar também uma nota para os estudantes de secundário para que não se deixem enganar pelos cursos de saude de 1ano que atribuem um certificado no final.

Mas sem dúvida que o Ministério também devia ser relembrado que há essa realidade na Saúde.

Monica Romao
18-06-06, 20:44
Cara colega,

De facto é muito importante dar a conhecer a nossa importância, porque não devemos baixar a nossa reputação...

Sabem que APF faz protocolos com o canal 2 e já se faz programas sobre a importância do Ft em determinadas matérias....

até breve:biggrin:

rafael_soares
19-06-06, 00:07
Para que realmente se faça algo, há que haver um objectivo claramente delineado:
- Esclarecer o que é a Fisioterapia e as competências dos Fisioterapeutas (?);
Um público-alvo:

- a sociedade em geral, tentando abranger todo o país - formar no fórum equipas de divulgação a nível distrital/concelhio, em função da localização dos colegas interssados;

estratégia e métodos de actuação concretos:
- divulgação/esclarecimento através de panfletos, cartazes, divulgação em meios de comunicação

rafael_soares
19-06-06, 00:15
Para que realmente se faça algo, há que haver um objectivo claramente delineado:
- Esclarecer o que é a Fisioterapia e as competências dos Fisioterapeutas (?);
Um público-alvo:

- a sociedade em geral, tentando abranger todo o país - formar no fórum equipas de divulgação a nível distrital/concelhio, em função da localização dos colegas interssados;

estratégia e métodos de actuação concretos:
- divulgação/esclarecimento através de --> panfletos, cartazes, divulgação em meios de comunicação locais e nacionais, acções de sensibilização;

modo de financiamento:
- solicitação de patrocínios e proposta de contrapartidas para os patrocinadores;

EMPENHO, CONVICÇÃO e PRESERVERANÇA!!

Proponho a criação de um grupo de trabalho inicial alargado a todos os elementos deste fórum para um melhor refinamento deste primeiro esboço de forma de intervenção social em defesa das nossas competências.

Definitivamente, a Fisioterapia tem de ser dos Fisioterapeutas. E apenas estes poderão assegurar que assim seja.

O protesto não pode ser passivo; não pode ficar circunscrito aos próprios Fisioterapeutas; tem de se extrapolar a todos os potenciais utentes da Fisioterapia.

Novamente proponho que refinem os ítens que acima referi.

Cumprimentos,

Rafael Soares

patriciaramalhoso
26-06-06, 22:34
Ola a todos...
Sou técnica... e não achei bem falarem mal dos massagistas. Concordo plenamente ao facto de haver pessoas com o curso técnico de auxiliar de fisioterapia a exercer funções de fisioterapeuta, acho muito mal. Cada um tem a sua função. Onde trabalho, cada um de nós está certificado e exerce as funções a que estão destinadas, e não fazemos mais do que a nossa obrigação. Respeito os anos que vocês passam a estudar, que realmente não se compara ao único ano em que tiramos o curso, mas não têm o direito de julgar os massagistas no geral, porque há quem trabalhe honestamente. Mas uma coisa é certa, se não tivessem os técnicos auxiliares, vocês não tratavam nem metade dos doentes que deverão ter por dia... porque infelizmente cada dia que passa há mais pessoas a necessitar da fisioterapia...

Cumprimentos,
PR

saramaria
27-06-06, 10:37
Infelizmente em alguns sítios não tratamos porque os chefes e gerentes só pensam na quantidade de dinheiro e não na qualidade de tratamento! Se o serviço fosse como deveria ser, o ft não tinha de andar a correr de um lado para o outro para tentar atender 5 pessoas ao mesmo tempo e aí os auxiliares não seriam precisos. Qt à quantidade de pessoas a precisarem de fisioterapia é verdade que cada vez é maior. Mas lá está, se o serviço fosse mais personalizado, não seriam necessárias 20 sessões mas somente 6 (por ex.) e aí teríamos vagas para atender mais pessoas com um serviço melhor. Não pense que tenho alguma coisa contra os auxiliares, e congratulo aqueles que sabem o que devem fazer, o que não é o caso de alguns que aqui falam!

Hélder Abreu
27-06-06, 13:21
Se os auxiliares se limitassem a cumprir as suas verdadeiras funções e os responsáveis pelos ginásios de Fisioterapia invertessem a actual realidade de 1 Fisio para 4 auxiliares, este conflito não existiria.

candido
27-06-06, 17:19
Mas o mais importante é que esse fisioterapeuta faça a diferença no meio em que trabalha. Infelizmente é comum ver colegas, que de tal maneira acomodados estão, que para o paciente é indiferente ser tratado por ele ou pela menina simpatica que poe o calor e liga o aparelho. Se fizermos a diferença perante o paciente, ele proprio vai exigir a nossa presença, e o auxiliar sera obrigado a fazer o trabalho que lhe compete. O paciente é a nossa unica preocupação,ai estará por ventura o erro de muitos! Cumprimentos.

Osteomass
27-06-06, 19:17
Se os auxiliares se limitassem a cumprir as suas verdadeiras funções e os responsáveis pelos ginásios de Fisioterapia invertessem a actual realidade de 1 Fisio para 4 auxiliares, este conflito não existiria.

Acontece que na clinica onde eu trabalho não existe 1 fisio para 4 auxiliares mas sim 8 fisios e 8 auxiliares porque é uma clinica onde atendemos 150 pessoas por dia ou mais.
Cada um sabe bem o posto que ocupa na clinica sem "atropelar" ninguem.
Ontem nao apliquei massagem num doente sem a autorização da terapeuta porque o doente tinha uma possivel alergia nas costas,estava cheio de borbulhas e chamei primeiro a fisio responsavel por esse doente e ela disse me que provalmente o doente tem Zona depois de ter dito que tem dores na coluna.Por isso acredito que se na clinica onde trabalho nao houvesse auxiliares ninguem mas mesmo ninguem dava conta nem mesmo 8 fisioterapeutas todos juntos.

Porque não trabalhamos todos em conjunto e deixemos de guerras e conflitos porque já basta aqueles que existem lá para o médio oriente.Massagistas sempre vao existir acreditem porque massagista é aquele que executa a massagem segundo o dicionário de lingua portuguesa e para bom entendedor meia palavra basta.

patriciaramalhoso
27-06-06, 21:43
Muitos fisioterapeutas não gostam de fazer massagens e trabalho de electroterapia... e no fundo nós servimos para fazer o que vocês não gostam... tudo bem tem de haver trabalho para todos... agora eu falo por mim, eu cumpro o que me foi destinado a fazer, a electroterapia e nada mais que isso... Agora não falem num modo geral, porque de certeza que a maioria dos técnicos são honestos.
Mas há casos em que a própria entidade patronal exige aos técnicos efectuarem trabalho para além das suas capacidades, tais como efectuar tratamentos de um fisioterapeuta, ai já não é posta em causa a sinceridade do técnico ( se tiver a opção de negar essa "obrigação" tudo bem, agora quem está numa situação em que se nega e depois tem o risco de ser dispensado, ai já é bem diferente).
Se vocês respeitarem os técnicos / massagistas e aceitarem o trabalho que executam, talvez consigam acabar com os conflitos que existem. Nós (falo por mim e por quem conheço como técnico) respeitamos o vosso trabalho e a vossa dedicação, e admito que conseguem feitos inéditos em muitos pacientes com lesões muito graves.
Cumprimentos,

AnaFrancisco
28-06-06, 12:45
Como já referi neste forum a questão tao badalada dos auxiliares de Fisioterapia é da responsabilidade de todos! Ma aqui vou dirigir-me aos auxiliares de Fisioterapia e empregadores...Deixando de parte o papel do Fisioterapeuta e da Sociedade (até porque já referi a sua culpa no cartorio)

É constrangedor ser-se "forçado" a trabalhar além das competências que a formação concedeu...mas confesso ser mais constrangedor saber que as vítimas podem vitimar outras pessoas. Estou a falar dos utentes que confiam no profissional mas que nem lhes passa pela cabeça que esse mesmo profissional não tem competencias para o fazer.

Não posso deixar de referir que a culpa é tanto do empregador como do empregado! Se alguns não o fizerem e acabarem por ser despedidos...outros auxiliares menos honestos com as suas competencias poderão faze-lo! Mas se todos se negassem a trabalhar fora do seu âmbito profisional a situação já se modificaria.

A título eufemista gostava de dar um exemplo..que talvez possa parecer absurdo a alguns! Eu nunca vi...e espero nunca ver:

1) Um auxiliar de ação médica a administrar um medicamento por via endovenosa ou a monitorizar um ventilador! Porquê? Porque isso é competência do enfermeiro!

2) Um enfermeiro instrumentista a fazer uma cirurgia em vez do médico cirugião...e tanto um como o outro têm de estar a par dos procedimentos cirurgicos!

E porque é que eu nunca vi? Porque cada um destes grupos profissionais tem uma Ordem que os defende e impede que estas situações ocorra.

Aos auxiliares de Fisioterapia faço um apelo:

Pensem bem e deixem de olhar para o vosso umbigo para se colocarem no papel do utente!!!

Aqui não está em questão se os Fisioterapeutas vos querem por no desemprego...NADA DISSO! Mas se existem cursos de formação para esta profissão..façam-no e não julguem que aprendem num ano o que outros aprendem em 3 / 4anos!

Se não é da vossa competência não o façam...independente das consequencias! Porque um dia talvez possam ser acusados de negligência por fazerem o que não vos compete!

A titulo de exemplo posso mencionar outra situação: O médico pode "mandar" o enfermeiro dar um medicamento X por via endovenosa mas se o enfermeiro reconhecer que isso poderá ter efeitos nefastos pode recusar-se a faze-lo e entrar com uma ordem judicial por ter-se negado a obedecer as ordem de uma profissão hierarquicamente superior...Mas se o enfermeiro tiver razão virasse o feitiço contra o feiticeiro e aí quem sofre é o mau do fita.

Não sejam os maus da fita ao fazerem tratamentos "forçados" e ao colocarem os utentes em perigo....se isso acontece revoltem-se e dirijam-se a uma entidade que seja superior ao Dr da clínica onde trabalham! Esses casos devem ser denunciados.

A electroterapia mal feita ou colocada nos locais errados pode provocar efeitos nefastos (exemplo: queimaduras).

Pensem nisto!

Fportela
28-06-06, 13:23
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King

patriciaramalhoso
28-06-06, 22:00
Questiono-me... SERÁ QUE TODOS VOCÊS TAMBÉM SERÃO REALMENTE FISIOTERAPEUTAS?? Do modo como vocês se referem aos técnicos em geral, também posso fazer esta questão! Eu não vos conheço, tal como vocês pelos vistos não conhecem TODOS os TÉCNICOS AUXILIARES DE FISIOTERAPIA. Eu assumo-me sem problemas, sou técnica, sou massagista... MAS NÃO FAÇO MAIS DO QUE APRENDI NO TAL ANO DE CURSO, NÃO EXECUTO O VOSSO TRABALHO DE GINÁSIO, nem tenho intenções para tal. Condenem SOMENTE os casos que conhecem, e não acusem os técnicos em geral...
Cumprimentos e boa sorte no futuro...

AnaFrancisco
29-06-06, 11:27
Saliento aqui que este fórum não serve para disputas ou disconversas...sejam elas quais forem! Mas a título de defesa se a Patricia reparar no que escrevi não verá lá a palavra todos! Mas sim alguns...

A unica vez que mencionei "todos" foi quando me referi que a responsabilidade é de todos (1ºparágrafo), significando com isso:

- Doutores responsáveis pela equipa de saude da clinica e que por uma questão monetária contratam o que fica mais barato - NÃO SÃO TODOS;

- Fisioterapeutas (que não denunciam a situação ou que, por uma questão de comodismo, colocam os auxiliares a fazer o seu trabalho - NÃO SÃO TODOS);

Auxiliares de Fisioterapia (que não denunciam a situação e / ou que, se sentem "forçados" a fazer o que não lhes compete - NÃO SÃO TODOS).

Direcção Geral da Saude (Ministério da saude) que não fiscaliza as clínicas onde ocorrem disfunções / onde se fazem tratamentos do tipo "encher chouriços" - NÃO SÃO TODOS

Publico em geral que desconhece a realidade..apesar de alguns alertas já lançados - NÃO SÃO TODOS

No mundo da saude e no mundo em geral existem bons profissionais e maus profissionais e eu não elaborei nenhum comentário generalista. Eu sei que há bons fisioterapeutas e bons auxilares de Fisioterapia assim como há maus...

A unica coisa que defendo é cada um agir de acordo com as suas competencias para evitar danos colaterais em quem não tem culpa nenhuma de ter ido parar a uma clínica (o utente). E isso só vai acontecer se os "Bons" souberem ultrapassar a situação e ensinarem os "Maus" a «comportarem-se» como deve ser.

Espero que tenha sido explicita desta vez.

Marina Martins
29-06-06, 19:50
"Muitos fisioterapeutas não gostam de fazer massagens e trabalho de electroterapia... e no fundo nós servimos para fazer o que vocês não gostam... tudo bem tem de haver trabalho para todos... " isto é o cumulo! com a falta de emprego que existe na nossa área ainda surgem "ocupações " para fazer o que os profissionais não gostam... não interpretem a mensagem como uma acusaçao pessoal, acredito que nos fisioterapeutas tem muita culpa neste situção uma vez que ao longo dos anos fomos permitindo esta ocupação de espaço...

jmaurilio
26-07-06, 12:16
Boa tarde.

Este assunto já me anda aborrecer um pouco. Os auxiliares devem fazer o que lhes compete, mas nunca, auto-intitularem-se Fisioterapeutas, nem interferirem no ambito da Fisioterapia. Já agora a electroterapia nãó é só ligar um aparelho, quando se diz que se faz massagem e electroterapia ( ambito dos auxiliares) não será bem verdade. A electroterapia pressupoem regular e definir parametros que implicam conhecimentos fisiopatologicos, que obviamente os auxiliares não possuem.

Ao caro colega Vitor Azevedo, acho mal que não tenha realizado uma queixa ao ministerio do trabalho, pois esse seria um procedimento a realizar. Para além do nosso trab diário de luta contra a ausencia de qualificação, a queixa ás autoridades competentes deverá ser feita.É um só caso, no entanto, pode servir de exemplo a situações similares. Nunca mas nunca atitudes conformistas. Penso que o Vitor Azevedo concordará comigo. Um abraço Vitor

Saudações Maurilio Gouveia

morgado_nidia@hotmail.com
01-08-06, 23:03
Boa tarde...

Nos últimos dias, algumas dúvidas me surgiram relativamente ao tipo de formação recebido pelos auxiliares de fisioterapia! Quais são afinal as suas competências?
Fiquei basbtante surpreendida ao saber que estes recebem "formação" acerca de assuntos como massagem transversal, mobilização, higiéne postural, PNF....

Será normal? Quem é que regulamenta ou controla este tipo de formação?

Gostaria de perceber...porque sinceramente me fez muita confusão.... :doubt:

Obrigado, Nídia

claudia aguiar
06-08-06, 15:42
Também trabalho eventualmente numa clinica onde as funções de cada um anadam a ultrapassar o limte.Lamento pela auxiliar que cá tem escrito as suas opiniões mas a realidade é que muitos de vós não querem assumir-se como auxiliares como fez.E se intitulam de fisioterapeuta perante o utente.O problema não é vosso e sim do utente.porque ele é que sofre.fazer uma denuncia ao Ministério do trabalho ou a uma entidade competente parece ser o caminho.

patriciaramalhoso
07-08-06, 21:32
Mas com essas denuncias podem por em risco o trabalho honesto de muitos tec. aux. de fisioterapia. Ponham-se na pele de quem trabalha com gosto e executa as funções que lhes compete. O que falta aos téc. que se auto intitulam como fisioterapeutas, é HUMILDADE. Denunciem SOMENTE os casos que voces conhecem, não os téc. no geral. Ponham-se no lugar de quem trabalha honestamente, tb tem o direito a trabalhar como todos voces... se os utentes fizesse queixas do mau trabalho que um fisioterapeuta pode fazer, tb n gostavam... Mas mais n digo, pq sei que vou ser mal interpretada...
Cumprimentos...

patriciaramalhoso
07-08-06, 21:38
Cara Cláudia, se é fisioterapeuta e trabalha numa clinica onde possa existir um tec. a auto intitukar-se cmo fisioterapeuta, chame-o a atenção... faça-o ver, e mostre-lhe o lugar onde ele pertence. Mostre que cada um tem o seu lugar distinto na clinica...
Agora se é tec como eu, faça somente o que lhe compete, não se torne naquilo que não pode ser... como não tem habilitações suficientes para ser fisioterapeuta, não executa o que não lhe compete.
Boa sorte e cumprimentos,

Massagista
08-08-06, 18:19
Pergunto vos o que é que sai mais dispendioso contratar 10 fisios para integrar o corpo da fisioterapia numa clinica ou contratar 4 fisios e 6 técnicos?Existem clinicas onde só se contratam fisios é verdade mas essas clinicas tem poucos fisios e será que valia a pena contratar um ou dois técnicos.Porque reparem a culpa não é dos fisios nem dos técnicos,porquê?Porque quem tem a culpa são os patrões que em vez de pensaram em quantidade pensam na quantidade,quando a profissão de auxiliar devia ser extinguida pois nao vejo razão para existir.Deviam dar mais emprego aos fisios para a fisioterapia em Portugal marcar a diferença. Estou do lado dos fisios porque tambem estou a fazer os possiveis para entrar numa faculdade de fisioterapia assim depois posso exercer uma profissão que nao engana ninguem.

Massagista
08-08-06, 18:22
Eu dei um lapso quando disse "em vez de pensaram em quantidade pensam na quantidade"quero emendar dizendo que em vez de pensaram na qualidade dos serviços pensam em quantidade(refiro me ao dinheiro)

Obrigado

Massagista

Fysio
08-08-06, 19:39
É verdade que o dinheiro é o principal motivador da quantidade (por vezes muito superior) de auxiliares comparativamente a fisioterapeutas. Poucos há que dêm preferência à qualidade, porque penso que da maneira que o país está a quantidade mais importante que a qualidade.

Se um faz por 10 e o outro faz por 20 mas melhor, as pessoas não hesitam e vão logo para o de 10 porque é mais barato. Meia dúzia de marteladas e está a rodar. Vai ser muito complicado mudar isto, mas podemos tentar.

Vitor Azevedo
09-08-06, 14:02
Muito se discute...

De qualquer modo, seria mais simples informar *todos* os pacientes. Pode ser que alguns não se importem de fazer fisioterapia por não-fisioterapeutas, o que me parece paradoxal. Eu informo sempre e alerto os meus pacientes para exigirem que se sejam tratados por fisioterapeutas.

Massagista
15-08-06, 19:38
Massagista de terapêutica de recuperação e sauna. - É o trabalhador que executa massagens manuais ou mecânicas, trabalha com aparelhos de diatermia, ultra-sons, infravermelhos, ultravioletas, placas, cintas, vibradores, espaldares, banho de agulheta, banhos de Vichy, banhos subaquáticos, banhos de algas, banhos de parafina, etc., além do que terá de efectuar diagnósticos de lesões e aplicar os tratamentos adequados, tomando a inteira responsabilidade pelos mesmos. Compete-lhe ainda, desde que desempenhe a sua profissão em estabelecimento de sauna, aconselhar o cliente sobre o tempo de permanência, temperatura da câmara, e inteirar-se da sua tensão arterial e demais pormenores de saúde que possam desaconselhar a utilização de sauna; exerce vigilância constante sempre que tenha clientes na câmara de sauna.

vejam em http://www.dgeep.mtss.gov.pt/edicoes/bte/1998/bte_11f.html

danym
27-08-06, 19:55
Olá a todos e em especial ao nosso massagista!
Gostava de Saber onde se pode fazer um curso de Massagista de terapêutica de recuperação e sauna e qual é a duração do mesmo?
Já agora gostaria de saber e como foi citado, qual é o diagnóstico que é feito e como é feito?
Saudações
P.S.: É bem que esteja interessado em tirar o curso de Fisioterapeuta, para perceber a diferença

Suraya
27-08-06, 22:37
Muito se discute...

De qualquer modo, seria mais simples informar *todos* os pacientes. Pode ser que alguns não se importem de fazer fisioterapia por não-fisioterapeutas, o que me parece paradoxal. Eu informo sempre e alerto os meus pacientes para exigirem que se sejam tratados por fisioterapeutas.

Olá Victor. Essa informação devia ser dada por todos os Fisioterapeutas. Eu tambem faço o mesmo. O problema é que infelizmente muitos axiliares se auto-intitulam Fisioterapeutas para os pacientes... Não me parece que isto vá ter fim... Mas o grave problema que estou a ver neste forum è que os auxiliares que aqui se apresentam estão a levar o desabafo por akeles que realmente desrespeitam a profissão. Conheço mts auxiliares e massagista que apenas fazem o seu trabalho. Mas continuo a dizer que o futuro da Fisioterapia passa pela fiscalização e a implementação de uma Ordem.
Abraços

Ana Margarida
28-08-06, 20:07
Questiono-me... SERÁ QUE TODOS VOCÊS TAMBÉM SERÃO REALMENTE FISIOTERAPEUTAS??

Não percebi esta questão....:confused:

Ft.Coelho
28-08-06, 21:12
Penso que seja do conhecimento de todos, mas reparei que não foi mencionada a razão pela qual a fiscalização das clínicas é reduzida, ineficaz ou mesmo ausente. Muita da culpa da situação em que nos encontramos é fruto do comportamento de ALGUNS fisioterapeutas e não só dos auxiliares de fisioterapia. Se essa fiscalização é ineficaz deve-se ao facto de haver sempre um fisioterapeuta responsável pronto a assinar todo o tipo de documentação a troco de uma remuneração salarial mais choruda.
Fica então o pedido a todos os fisioterapeutas para que não compactuem com os administradores das clínicas aquando de tais propostas, que proporcionam a perda de poder e negociação dos colegas de profissão.

AnaFrancisco
28-08-06, 22:35
Lamento discordar com o Ft.Coelho no que concerne a culpabilizar o Fisioterapeuta na assinatura de papelada...essa questão é da entidade empregadora das clínicas!

É essa mesma entidade que força os auxiliares a fazer o trabalho que não lhes compete. Se bem que também existem os Fts mais comodistas que delegam as funções nos outros..sejam auxiliares ou estagiarios de Fisioterapia.

Já foi mencionado ao longo deste tópico que o correcto é mesmo denunciar as situações ilegais e incorrectas que ocorrem nas clínicas à DECO...na medida em que as denuncias efectuadas à APF não tem sido alvo de uma rapida e eficaz resposta.

Se for possivel também devemos alertar o publico em geral para a Fisioterapia realizada pelas maos do Fisioterapeuta..e isso passa por explicar o que é ser um Fisioterapeuta visto que até nas camadas mais jovens a ignorancia remete-nos para "o ser massagista".

Ft.Coelho
28-08-06, 22:52
Quando me referi a 1 fisio a assinar papelada, referia-me à documentação de tratamentos e não de gestão da clínica.
Quando é feita uma denuncia, é efectuada uma fiscalização à referida clínica, que quando chegam lá encontram os papeis todos assinados por um profissional qualificado. Claro q é estranho ser sempre o mesmo fisio a assinar os documentos referentes aos tratamentos de X doentes, mas alegam sempre que trataram ou que supervisionaram o tratamento realizado pelos auxiliares de fisioterapia, contornando assim o sistema e as suas regras.

Cumprimentos FT. Coelho

rute
29-08-06, 11:45
Os Fts só assinam se quiserem! Ninguém os obriga a assinar, se calhar fazem-no pq se calhar é mais cómodo e não têm chatices com a entidade patronal. Eu falo por mim não assino nada de nenhum doente que não tenha sido eu a tratar, pois só me posso responsabilizar pelo meu trabalho e não pelo dos outros.
Se os auxiliares não podem assinar, isso é um problema da clinica! Não é correcto, assinar papéis de doentes que só são tratados pelas auxiliares e mesmo q venham ao ginásio eu n me posso responsabilizar por tratamentos q não vi fazer e q não foram feitos por mim!
Caros colegas, não se esqueçam que temos uma carteira profissional a defender e se o doente fzer uma queixa ao sistema de saude é o vosso nome que vem lá!
Tenham atenção a este tipo de situação!
Cumprimentos

stomás
06-06-09, 21:44
Caros colegas,

Ao referir um caso ao sindicato dos fisioterapeutas portugueses de auxiliares a trabalharem como fisioterapeutas, foi-me questionado se eu quereria fazer uma queixa no ministério público quanto a este assunto. Bem, o que pensei foi o seguinte: uma queixa só não vai resolver o caso, o problema é bem mais generalizado do que a clínica em que trabalho. Bem, provavelmente é o maior "cancro" da fisioterapia em portugal neste momento. O que pensei foi o seguinte: este fórum pode ser a fonte de uma mudança que já constatámos ser necessária, além de ser uma exigência legal. O que sugeria seria o seguinte: que um conjunto de fisioterapeutas (como nós, no fórum), tentasse mostrar à comunidade a realidade do que se passa, que creio não estar muito alerta. Quando falo em comunidade, falo em pacientes, órgãos judiciais, enfim... É que a tendência desta situação não é no sentido da melhoria, no meu ponto de vista.

Não me extendo mais.

Um abraço

Olá a todos. Eu sou Técnica á 10 anos e sempre me identifiquei, quer aos meus doentes, quer a outros como Técnica e nunca com Terapeuta. Mas como Técnica tenho de provar todos os dias que tenho conhecimentos para desempenhar tal função. E se calhar se não fossem os técnicos a tratar certos casos que os terapeutas se esquivam a tratar, metade dos doentes nem punham os pés numa clinica. Nós fazemos o nosso tabalho e vocês o vosso. Ninguém vos quer tirar o lugar, apenas ajudamos os doentes tal como vocês. Somos profissionais nada mais.

fisio78
07-06-09, 00:22
Olá a todos. Eu sou Técnica á 10 anos e sempre me identifiquei, quer aos meus doentes, quer a outros como Técnica e nunca com Terapeuta. Mas como Técnica tenho de provar todos os dias que tenho conhecimentos para desempenhar tal função. E se calhar se não fossem os técnicos a tratar certos casos que os terapeutas se esquivam a tratar, metade dos doentes nem punham os pés numa clinica. Nós fazemos o nosso tabalho e vocês o vosso. Ninguém vos quer tirar o lugar, apenas ajudamos os doentes tal como vocês. Somos profissionais nada mais.

lindo...

o que é tratar alguém??? será que os técnicos o podem fazer???

cumprimentos

cristina1975
09-06-09, 13:25
Ola!

Li as vossas opinioes e realmente digo que me deparei com dois episodios em duas clinicas diferentes no qual me revolta!
Acham normal um auxiliar fazer nas costas de um fisioterapeuta uma mobilizaçao de cervical e a entidade patronal permitir no qual quem assina sou eu? Pois é isto mais tarde sabem no que deu? Queixa e encerramento da clinica, uma vez que o doente nao tinha conhecimento do que realmente um auxiliar de fisioterapia fazia.
Outro episodio que me aconteceu foi eu trabalhar numa clinica com dois auxiliares de fisioterapia com uma faixa etaria de 60 a a fazerem-se passar por fisioterapeutas, no qual ganhavam mesmo ordenado de nos e no qual eu cheguei a me deparar com certas lacunas, acham isto normal? Essa clinica ainda hoje funciona assim, isto é inadmissivel! O que é que dois auxiliares no qual estao reformados ( marinha ) estao ali a fazer? Existem tantos colegas nossos que estao aflitos a procura de trabalho! Mais estranho disto tudo foi saber que mtos colegas meus passaram por la e nada fizeram!
O apelo que deixo é simplesmente este, se realmente tem amor á vossa profissao lutem e deem a conhecer aos doentes a distinção entre um fisioterapeuta e um auxiliar de fisioterapia.

carlaft
13-06-09, 00:32
Pois eu aqui deixo a minha experiência pessoal....como todos sabem a nossa profissão desgasta nos bastante a nível fisico e emocional, então num dia destes achei que poderia fazer-me bem uma massagem msm só para relaxar!!então desloquei me a um local bastante bem pontuado na zona para descomprimir!!errei ao dizer que tinha alguns pontos dolorosos na Cx pois remeteram-me para "massagem terapêutica" que só era feita pela massagista especializada. Assim foi, deitei-me na marquesa e lá começou a massagem!Depois de uma breve exploração da coluna disse-me que a zona + problemática era a cervical que estava cheia de "tendinites"; após este comentário achei que não iria dizer que era fisioterapeuta só para ver até onde iria este discurso! depois de massajar as tendinites, bem juntinhas às apófises transversas!!, mandou-me sentar num banquito com as palmas das mãos para cima bem descontraida.......foi aí que........sim, manipulou-me a cervical e eu a ver!!!
Enfim, pergunto eu, por muito bem intencionada e atenciosa que esta massagista seja (não lhe tiro o mérito) mas tem conhecimentos para aplicar este tipo de técnicas?e se corre mal?é por estas e por outras que a fisioterapia está conotada como está, pq nós é que depois somos metidos no mesmo saco sem distinção!

Stark
03-07-09, 22:23
O que eu gosto é ouvir os e as auxiliares, a chamarem-se de TÉCNICOS.
Desculpem...
TÉCNICOS DE QUE?????