![]() |
| | #1 (permalink) |
| Administrador Registo: Nov 2005 Localização: V.N.Famalicão
| Indignação Após leitura de um comunicado da Ordem dos Médicos sobre a autonomia dos Fisioterapeutas posso dizer que fiquei bastante indignado, sobretudo relativamente a um parágrafo que passo a citar: A primazia e a responsabilidade pelo diagnóstico e a terapêutica é do médico.Se quiserem aceder ao comunicado completo, fica aqui o link: http://www.ordemdosmedicos.pt/ie/ins...d4/anexo02.htm |
| | |
| | #2 (permalink) |
| Moderador Registo: Nov 2004 Localização: Sao Joao da Madeira
| Já estava a demorar...=/!!
__________________ "O meu corpo é um jardim, A minha vontade o seu jardineiro." WwW.InGeNiU.CoM - Prendas alucinantes, Jogos e Gadgets !! |
| | |
| | #4 (permalink) |
| Deduzo que a resposta da APF deve ter ido de encontro à definição de Fisioterapeuta/Fisioterapia presente na legislação... Mas sendo assim fico na dúvida quanto aos aspectos legislativos/legais da nossa profissão. Afinal em que ficamos? Relativamente às nossas competências não tenho a menor dúvida de que estamos aptos a avaliar e a fazer um diagnóstico fisioterapêutico, mas e quanto à política? Somos, legalmente, dependetes de Fisiatras? Gostaria de um esclarecimento relativo a este tema, preferencialmente por algum membro pertencente à APF que esteja aqui no fórum. |
| | |
| | #5 (permalink) |
| Penso que se trata de um caso simples! A Ordem dos médicos tem superioridade sobre o Diário da República ?! De resto, é como todas as leis, é um caso de interpretação!
__________________ "O meu corpo é um jardim, A minha vontade o seu jardineiro." WwW.InGeNiU.CoM - Prendas alucinantes, Jogos e Gadgets !! |
| | |
| | #6 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Dec 2005 Localização: Caldas da Rainha
| olá caros colegas, gostaria de lembrar que as leis, por vezes, não são claras relativamente as tarefas específicas e qual a autonomiasda funções de cada profissional... Fiz-me entender... até breve |
| | |
| | #7 (permalink) | ||
| Citação:
Penso que não... Acho que nenhuma instituição tem superioridade sobre o diário da república. Citação:
Também acho que não passa da interpretação deles (médicos). Afinal, tão a puxar a brasa para a sardinha deles... | ||
| | |
| | #8 (permalink) |
| Caro colega Rocha, o dito documento pede password. Os colegas que trabalham na práctica privada, necessitam de receber os paciente com diagnóstico somente quando o utente pretende apresentar a despesa da fisioterapia a algum sub-sistema de saúde ou seguro de saúde! Também pode receber directamente pacientes sem diagnóstico, tratá-los, passar recibos e estes serem apresentados pelo utente como despesas no IRS. Os colegas devem saber reconhecer as suas limitações, e agir eticamente se assim se justificar, reenviar o utente para alguma especialidade médica. Abraço
| | |
| | #9 (permalink) |
| Moderador Registo: Sep 2004 Localização: estoril
| Coloco aqui o documento par ser mais fácil a consulta. Mas carissimos colegas é uma deliberação da ordem dos médicos ( Fisiatras- eles estão aflitos já desde 2000 e pouco tem conseguido) que segundo consta não tem legalidade nenhuma. Eu continuo a dizer qualquer Fisioterapeuta que queira trabalhar no privado ( Gabinete) poderá fazê-lo, apenas terá de receber utentes com um diagnóstico independetemente da especialidade médica. Peço imensa desculpa penso que agora já se consegue abrir.
__________________ Saudações JOSE ROCHA Última edição de Jose Rocha : 05-05-06 às 10:04. |
| | |
| | #10 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Dec 2005 Localização: Faro
| Este parece-me um texto elaborado por alguem que ja percebeu que nao tem outra alternativa...é uma vergonha! Ordem dos Fisioterapeutas, para quando? A propósito...quais são os requesitos necessários para a criação da ordem dos Ft's? Burocracia? União dos Profissionais? Legislação? Tudo isso nós somos capazes de ultrapassar, penso eu... Penso que o maior entrave é o interesse da ordem dos médicos em que isso não aconteça!
__________________ Do the 21 |
| | |