PDA

View Full Version : rotula desalinhada??

pedrop.16
05-06-08, 10:02
bom dia meu fisioterapeuta disse que a minha rotula não está devidamente alinhada..mas como o meu seguro não autoriza mais tratamentos não poderei fazer fisioterapia por agora,,quero jogar futebol e penso que esta situação se devo a uma condromalacia.. como resolver tudo isto?? já estou fortalecendo quadriceps, gémeos e os da parte de trÁS da perna que nã me recordo do nome..e até agora não passa :cry: que posso fazer para resolver isto e voltar a 100%??

PS-descobri agora que tenho que fortalecer o vasto medial obliquo, mas não sei como lol...quais os exercicios que devo fazer??

Rucas
06-06-08, 12:52
na grande maioria dos casos os desvios da rotula devem-se a desequilibrios musculares, daí ter ouvido dizer que deve fortalecer o vasto interno. o vasto interno tem uma maior intervençao nos ultimos graus de extensão do joelho (joelho esticado). desta forma para o fortalecer deve trabalha-lo nos ultimos graus de extensão, por exemplo:

deitado de barriga para cima, colocar uma almofada bastante consistente debaixo do joelho fazendo com que fique alguns graus flectido (10, 15º) e seguidamente esticar o joelho aproximando-o da cama sem levantar o calcanhar, repetir até surgir cansaço ou a minima dor;
na posição de pé fazer ligeiros agachamentos, de 15, 20º.no entanto, acho que, tendo em conta que pratica desporto e ainda sente dores, deve continuar a sua recuperação com a orientação cuidada de um fisioterapeuta.

caramezberteges
06-06-08, 17:56
Caro colega.

Essa dor ocorre devido ao desalinhamento da rotula, no Brasil chamamos de patela, que leva a um desgaste do região posterior da petala (condromalacia)

Para acabar com a dor é necessário a correção deste desajuste mecânico.

Para lhe dar um tratamento mais indicado haveria a necessidade de um diagnóstico mais aprofundado, analisando qual músculo devemos trabalhar e se existe uma condromalácia e se haverá a necessidade de artroscopia.

Mas, um auxílio interessante para que você possa voltar a jogar o mais rápido possível seria a utilização de Bandagem Funcional e fortalecimento do quadríceps e vasto medial.

Consulte um fisioterapeuta mais próximo de você.

Jose Rocha
12-07-08, 23:32
A atitude mais acertada é ir ter com um Fisioterapeuta para que ele possa fazer uma avaliação e depois elaborar o respectivo plano de tatamento ou então aconselhá-lo para outra especialidade, caso haja necessidade.

Atenção : mas antes de começar a ser observado penso que poderá pedir ao Fisioterapeuta que se identifique com a res- pectiva Cedula Profissional

robsonluizaraujo
14-07-08, 22:19
Concordo com meu colega caramezberteges

a utilização de bandagem funcional tem-se um bom resultado, verifique a disponibilidades dos tipos de bandagens funcionais mais em conta, visto que existe vários tipos e valores. um bom fisioterapeuta pode realizar e auxilia-lo sobre o assunto.
abraços

teixeirinha
14-12-08, 13:08
Concordo com meu colega caramezberteges

a utilização de bandagem funcional tem-se um bom resultado, verifique a disponibilidades dos tipos de bandagens funcionais mais em conta, visto que existe vários tipos e valores. um bom fisioterapeuta pode realizar e auxilia-lo sobre o assunto.
abraços

Ola Pessoal.
Tenho exactamente o mesmo problema e com a agravante de na perna esquerda ser muito mais desviado que na direita.
Sou jogador de Squash e as dores começam a ser horriveis..
A minha temporada de Squash acabou e estou a fazer musculação para os vastus e não só.
O que é a "bandagem funcional"?
Existe alguma esquema de exercicios em desenho que se possa aplicar a fim de desenvolver os musculos e resolver este sindrome?
Obrigado

joaofisio
15-12-08, 10:54
Bem, primeiro e como já foi dito procure aconselhamento e acompanhamento de um Fisioterapeuta certificado. O fortalecimento muscular num caso de uma rotula desalinha pode se tornar "um tiro no próprio pé", pois o seu problema pode não estar relacionado com fraqueza muscular, pode ser apenas um encurtamento e consequente perda de flexibilidade do retinaculo externo, que leva a um glide da patela para o sentido externo, ou um flexo do joelho devido ao encurtamento da cadeia posterior e logo consequente aumento das forças de compressão da patela contra o femur, o que levaria num longo prazo a um desgaste da cartilagem, ou ainda a um encurtamento do recto femural, entre outras causas, como seja a tal falada "fraqueza" do vasto interno obliquo, como sabem a natureza da actividade deste é tónica, esta sempre activo mantendo o alinhamento da patela, impedindo-a de se deslocar para o sentido externo.
Para além disso é fundamental uma avaliação postural cuidada, pois um angulo Q aumentado, bem como o angulo do ViO (vasto interno obliquo alterado), e o pé pronado, são em muitos casos alguns dos responsáveis.
Logo, o fortalecimento do quadriceps pode não melhorar mas sim piorar o seu estado, já agora quantidade não é efectivamente qualidade, e se o objectivo é melhorar a activação do vasto interno obliquo (se este for o caso), o melhor é ser acompanhado por um fisioterapeuta que controle os exercicios de activação deste. Algo bastante interessante e eficiente é o uso de um aparelho de biofeedback para que o paciente tome tambem noção do seu nivel de activação do vasto interno, bem como o uso de tape (aplicação segundo Mconnel) durante o exercicio. Mas claro procure um Fisioterapeuta.

Saudações Fisioterapeuticas. João Duarte

M.A.
15-12-08, 21:35
Concordo em absoluto com o colega João Duarte. Apenas um aparte. Como em toda e qualquer lesão é imperativo enquadrarmo-nos numa cadeia lesional. Nesse sentido uma bom Osteopata poderá ser de grande ajuda, uma vez que poderá avaliar toda a biomecânica desde o pé até a pelvis (para não dizer até ao ocipital). Caso tenha competência em terapias Miofasciais melhor!!! :wink:

teixeirinha
16-12-08, 16:04
Concordo em absoluto com o colega João Duarte. Apenas um aparte. Como em toda e qualquer lesão é imperativo enquadrarmo-nos numa cadeia lesional. Nesse sentido uma bom Osteopata poderá ser de grande ajuda, uma vez que poderá avaliar toda a biomecânica desde o pé até a pelvis (para não dizer até ao ocipital). Caso tenha competência em terapias Miofasciais melhor!!! :wink:
Ja me consultei com um ortopedista que me examinou e mandou fazer radiografias e tac. Após examinar esses exames ele disse que o problema passava por devolver os vastos internos a fim de corrigir o desvio que existe na rotula.
Eu não consigo perceber os termos que usam, eu não sou fisioterapeuta....
"aparelho de biofeedback" - para que serve este aparelho?
Cumprimentos e obrigado. :wink::smile:

M.A.
16-12-08, 18:31
Olá teixeirinha, em primeiro lugar deixa-me dizer-te que ortopedista é diferente de fisioterapeuta ou osteopata, e que, embora o ortopedista seja médico, pouco ou nada sabe das nossas técnicas de tratamento. Por isso continuo a aconselhar um Fisioterapeuta/Osteopata. Em segundo lugar, o aparelho de feed-back é um aparelho em que tens uns eléctrodos que colas em cima do músculo que queres trabalhar e sempre que o contraíres o aparelho diz-te se estás a conseguir activar o músculo convenientemente ou não. Pode ser através de uma coluna luminosa em que quanto mais contraíres o músculo mais alto se ilumina ou então através de um sinal sonoro ou em forma de números!
Espero ter explicado bem! :wink:

teixeirinha
16-12-08, 22:59
Olá teixeirinha, em primeiro lugar deixa-me dizer-te que ortopedista é diferente de fisioterapeuta ou osteopata, e que, embora o ortopedista seja médico, pouco ou nada sabe das nossas técnicas de tratamento. Por isso continuo a aconselhar um Fisioterapeuta/Osteopata. Em segundo lugar, o aparelho de feed-back é um aparelho em que tens uns eléctrodos que colas em cima do músculo que queres trabalhar e sempre que o contraíres o aparelho diz-te se estás a conseguir activar o músculo convenientemente ou não. Pode ser através de uma coluna luminosa em que quanto mais contraíres o músculo mais alto se ilumina ou então através de um sinal sonoro ou em forma de números!
Espero ter explicado bem! :wink:
Maravilha!!! Ando a tentar tratar isto sozinho no ginasio, estou á 15 dias sem treinar. Só mesmo trabalho de ginásio. Melhoras...nenhumas. Dores...sim.
Mas penso que vou pelo teu conselho e consultar um fisioterapeuta na minha zona.
Muito Obrigado. :biggrin:

joaofisio
17-12-08, 12:18
realmente é o melhor consulta um fisioterapeuta. como ja referi e foi referido, o treino de quadricipede em ginásio, é completamente diferente do treino de activação do vasto interno obliquo, primeiro a amplitude do movimento a realizar, depois o alinhamento da cintura pélvica, e depois a "concentração" em activar o VIO, onde realmente o bio-feedback, é muito bom pois permite ao paciente ter noção do nivel de activação deste, ou então o feedback do fisioterapeuta, e a progressão dos exercicos aplicados, partindo de apoio bipodal para unipodal, o que carece de uma progressão realizada de forma segura.
As melhoras teixeirinha