FisioZone - Fisioterapia e Reabilitação  

Voltar   FisioZone - Fisioterapia e Reabilitação > Fisioterapia > Fisioterapia em Geral
Renovar Página Hipoterapia
Registar FAQ Membros Calendário Procurar Mensagens de Hoje Assinalar Foruns como Lidos

Resposta

LinkBack Opções Display
Antigo 10-10-04, 14:26   #1 (permalink)
Joana pais
Fisioterapeuta

Registo: Oct 2004
Enviar Mensagem via MSN para Joana pais
Default Hipoterapia

A equoterapia (hipoterapia) é um tratamento com finalidades cinesioterapeuticas através do uso de cavalos, sob orientação e acompanhamento de fisioterapeutas, em processo de interdisciplinaridade com profissionais da equitação, saúde e educação. O cavalo é uma ajuda inovadora para que um ser humano, em interação com o meio ambiente, possa adquirir mais equilíbrio corporal e emocional.

É um excelente recurso para crianças e adultos com história de lesões cerebrais (paralisias cerebrais, avc, traumas cranioencefálicos, etc...) assim como para casos de Autismo, Síndrome de Down e outros distúrbios associados a deficiências.

A sua principal resposta é a melhoria da postura e do tonus muscular do usuário deste tratamento, porém há uma melhoria global em termos de reabilitação, tornando a equoterapia um apoio indispensável para os quadros deficitários. Há ainda melhorias na coordenação temporo-espacial, consciência de esquema corporal e lateralidade, com reeducação de posturas e inibição de reflexos, com conseqüente relaxamento, o que pode ser muito útil para os casos de espasticidade e outras alterações de tonus muscular.
Joana pais está offline   Responder com citação
Antigo 20-10-04, 22:20   #2 (permalink)
AnaFrancisco
Fisioterapeuta

Registo: Sep 2004

Ola Joana
Percebi que és entendendida no assunto e queria perguntar se alguma vez aplicas-te hipoterapia? É uma das áreas em Fisioterapia que mais interesse desperta porque adoro cavalos deste pequena e vou começar a ter aulas de equitação em novembro. Montei cavalo pela 1ªvez no Domingo passado e não achei tarefa fácil...mas uma certeza firmei é que lá em cima é preciso equilíbrio e uma boa dinâmica postural, até porque o animal facilmente detecta se estamos mais receosas ou não (tem um olfacto apuradíssimo).
Gostava de saber se teve alguma formação na área e saber se tal existe?

Obrigada. 1abraço
AnaFrancisco está offline   Responder com citação
Antigo 21-10-04, 19:26   #3 (permalink)
Helder Fonseca
Membro FisoZone

Citação:
Post Original de AnaFrancisco
até porque o animal facilmente detecta se estamos mais receosas ou não (tem um olfacto apuradíssimo).
Não vás para lá sem tomar banho, se não quiseres caír

Desculpa lá... Foi mais forte que eu. Agora a sério.

Até que ponto se poderá aconselhar a uma pessoa/criança que tenha problemas posturais a fazer hipoterapia? Existe alguma bibliografia nesta área?
Antigo 23-10-04, 01:40   #4 (permalink)
Joana pais
Fisioterapeuta

Olá! Peço desculpa de so responder agora mas so tive oportunidade de ver o forum hoje. A minha experiencia em hipoterapia foi em Coimbra na quinta da Courraria. Neste momento estamos a tentar fazer protocolo com algumas outras instituições como o centro hipico de coimbra e a escola superior agraria para que mais utentes tenham direito a esse tratamento. A APPACDM de Anadia trabalha muito com hipoterpia ja há algum tempo em conjunto com a GNR e no ano passado foi dado lá uma acção de formação em hipoteria para quem quisesse. Não sei se este ano se fará o mesmo mas mal saiba alguma coisa prontifico-me a informa-la!
Quanto a bibliografias, há inumerras neste momento pois já se começa a falar mais. Mas este é um que me chamou muito a atençao.

INTRODUCCION A LA HIPOTERAPIA E HIPICA TERAPEUTICA EN PARALISIS CEREBRAL. GALLEGO ANTONIO, JOSE

Espero que tenha ajudado!

Antigo 23-10-04, 15:39   #5 (permalink)
Adérito Seixas
Manbeleth

Enviar Mensagem via MSN para Adérito Seixas Send a message via Skype™ to Adérito Seixas

Proponho que se souberes de alguma coisa acerca da formação publicites aqui no fórum. Muito obrigado pela referência bibliográfica Joana!
Adérito Seixas está offline   Responder com citação
Antigo 23-10-04, 23:48   #6 (permalink)
AnaFrancisco
Fisioterapeuta

Ola Joana:
obrigada pela bibliografia Joana! Ja vou espreitar o site! Se tiveres acesso a informações sobre acção de formação...avisa o pessoal, ta?
Abraço

Ola Viciozzz
Qto ao banho que propuseste OLHó nível...podias ter contido perfeitamente o coment
AnaFrancisco está offline   Responder com citação
Antigo 24-10-04, 16:14   #7 (permalink)
Joana pais
Fisioterapeuta

Olá! So estou a espera da resposta do coordenador..é claro que mal saiba infomo-vos a todos! Boa semana para todos!
Antigo 24-10-04, 20:21   #8 (permalink)
luis pereira
Estudante de Fisioterapia

Enviar Mensagem via MSN para luis pereira

olá joana , li o que escreveste acerca da hipoterapia, deves ter ido ao I congresso de hipoterapia que houve em évora, foste?! eu tive lá rapariga.... se foste diz kalker coisita, pois vais me reconhcer de certeza!! ; *** fica bem
Antigo 27-10-04, 17:25   #9 (permalink)
Joana pais
Fisioterapeuta

Olá Luís, é com muita pena que digo que não pude ir ao congresso !! Não tive oportunidade e ando ha imenso tempo a tentar arranjar o resumo do congresso..por acaso não me queres ajudar nesse sentido??
Antigo 03-12-04, 22:08   #10 (permalink)
luis pereira
Estudante de Fisioterapia

Enviar Mensagem via MSN para luis pereira

oi joana... então n foste ao congresso internacional de estudantes de fisioterapia :( eu tive lá... ainda levei as coisas de hipoterapia mas...
kem falou lá sobre hipoterapia foi a nossa amiga dina carvalhal ( mas n deu grande espectáculo, digamos k não estava nos dias dela ! )
vais ao congresso de março 2005 em alcoitão... eu devo ir... se fores eu levo outa vez as coisas de hipoterapia

bjs*** LUÍS PEREIRA

« Anterior | Seguinte »

Opções
Display

Regras