![]() |
| | #1 (permalink) |
| Fisioterapeuta | A equoterapia (hipoterapia) é um tratamento com finalidades cinesioterapeuticas através do uso de cavalos, sob orientação e acompanhamento de fisioterapeutas, em processo de interdisciplinaridade com profissionais da equitação, saúde e educação. O cavalo é uma ajuda inovadora para que um ser humano, em interação com o meio ambiente, possa adquirir mais equilíbrio corporal e emocional. É um excelente recurso para crianças e adultos com história de lesões cerebrais (paralisias cerebrais, avc, traumas cranioencefálicos, etc...) assim como para casos de Autismo, Síndrome de Down e outros distúrbios associados a deficiências. A sua principal resposta é a melhoria da postura e do tonus muscular do usuário deste tratamento, porém há uma melhoria global em termos de reabilitação, tornando a equoterapia um apoio indispensável para os quadros deficitários. Há ainda melhorias na coordenação temporo-espacial, consciência de esquema corporal e lateralidade, com reeducação de posturas e inibição de reflexos, com conseqüente relaxamento, o que pode ser muito útil para os casos de espasticidade e outras alterações de tonus muscular. |
| | |
| | #2 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Sep 2004 Localização: Vila Nova Caparica
| Ola Joana Percebi que és entendendida no assunto e queria perguntar se alguma vez aplicas-te hipoterapia? É uma das áreas em Fisioterapia que mais interesse desperta porque adoro cavalos deste pequena e vou começar a ter aulas de equitação em novembro. Montei cavalo pela 1ªvez no Domingo passado e não achei tarefa fácil...mas uma certeza firmei é que lá em cima é preciso equilíbrio e uma boa dinâmica postural, até porque o animal facilmente detecta se estamos mais receosas ou não (tem um olfacto apuradíssimo). Gostava de saber se teve alguma formação na área e saber se tal existe? Obrigada. 1abraço |
| | |
| | #3 (permalink) | |
| Membro FisoZone Registo: Oct 2004 Localização: Porto
| Citação:
Desculpa lá... Foi mais forte que eu. Agora a sério. Até que ponto se poderá aconselhar a uma pessoa/criança que tenha problemas posturais a fazer hipoterapia? Existe alguma bibliografia nesta área?
__________________ Helder Fonseca | |
| | |
| | #4 (permalink) |
| Fisioterapeuta | Olá! Peço desculpa de so responder agora mas so tive oportunidade de ver o forum hoje. A minha experiencia em hipoterapia foi em Coimbra na quinta da Courraria. Neste momento estamos a tentar fazer protocolo com algumas outras instituições como o centro hipico de coimbra e a escola superior agraria para que mais utentes tenham direito a esse tratamento. A APPACDM de Anadia trabalha muito com hipoterpia ja há algum tempo em conjunto com a GNR e no ano passado foi dado lá uma acção de formação em hipoteria para quem quisesse. Não sei se este ano se fará o mesmo mas mal saiba alguma coisa prontifico-me a informa-la! Quanto a bibliografias, há inumerras neste momento pois já se começa a falar mais. Mas este é um que me chamou muito a atençao. INTRODUCCION A LA HIPOTERAPIA E HIPICA TERAPEUTICA EN PARALISIS CEREBRAL. GALLEGO ANTONIO, JOSE Espero que tenha ajudado! |
| | |
| | #6 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Sep 2004 Localização: Vila Nova Caparica
| Ola Joana: obrigada pela bibliografia Joana! Ja vou espreitar o site! Se tiveres acesso a informações sobre acção de formação...avisa o pessoal, ta? Abraço Ola Viciozzz Qto ao banho que propuseste OLHó nível...podias ter contido perfeitamente o coment |
| | |
| | #8 (permalink) |
| Estudante de Fisioterapia | olá joana , li o que escreveste acerca da hipoterapia, deves ter ido ao I congresso de hipoterapia que houve em évora, foste?! eu tive lá rapariga.... se foste diz kalker coisita, pois vais me reconhcer de certeza!! ; *** fica bem
__________________ luis pereira |
| | |
| | #10 (permalink) |
| Estudante de Fisioterapia | oi joana... então n foste ao congresso internacional de estudantes de fisioterapia :( eu tive lá... ainda levei as coisas de hipoterapia mas... kem falou lá sobre hipoterapia foi a nossa amiga dina carvalhal ( mas n deu grande espectáculo, digamos k não estava nos dias dela ! ) vais ao congresso de março 2005 em alcoitão... eu devo ir... se fores eu levo outa vez as coisas de hipoterapia bjs*** LUÍS PEREIRA
__________________ luis pereira |
| | |