PDA

View Full Version : rotura do lca?

Arze
03-06-08, 16:39
há cerca de 3 meses(dia 9 de março) tive uma lesão no joelho direito, um jogador da equipa adversaria caiu em cima dojoelho, obrigando o joelho a torcer para dentro, provocando grande dor e inflamação. fui observado por um ortopdista (o que me acompanhou sempre neste caso) e mandou fazer a RM. a RM acusou o seguinte : (" Alterações estruturais do ligamento lateral interno compativeis com rotura desta estrutura ligamentar."."Alterações morfologicas e estruturais do ligamento cruzado anterior, muito sugestivas de rotura". "derrame articular pouco volumoso".) Tudo o resto no relatorio da RM esta normal. O ortopedista, disse que tinha de ser operado , fazer uma artroscopia para avaliar a lesão e se necessario fazer a ligamentoplastia.Já com a operação marcada para dia 22 de Abril... o seguro mandou-me ir a outro ortopedista(denominado medico chefe) e este não concordou com a operação, mandou-me fazer fisioterapia(fortelecimento). Neste momento ja acabei a fisioterapia, o joelho não dobra na totalidade, tenho dor na zona lateral (penso que seja o ligamento interno), claro que o joelho ficou mais estavel.. mas será seguro voltar a jogar, e não era necessario ??ou este é mais um caso de o seguro querer fugir há operação(muitas vezes os altletas amadores não são respeitados pela seguradora). Gostava de saber a vossa opinião. Pesquisei na internet e livros e quase todos dizem para fazer a artroscopia... alias tenho em mente o caso do Liedson do Sporting, foi assim que fizeram.. mas como sou amador..penso que esta tudo dito...(dsculpem um texto tão extenso).

Arze
16-06-08, 10:48
ja fiz a artroscopia, não tinha lesões graves,felizmente o ligamento estava bom!

Fportela
16-06-08, 16:04
Olá.
Quando diz que o ligamento estava bom, suponho que se refere ao LCA. Mas e em relação ao ligamento lateral interno?
Abraço

Arze
16-06-08, 17:16
sim o LCA estava ok. o ligamento lateral interno , rotura total.
um abraço

Arze
16-06-08, 22:47
peço desculpa, um acorrecção, não posso confirmar se era rotura total ou parcial, sei que estava acordado durante a operação, e eu mesmo fiz essa questão, do ligamento interno ao ortopedista e ele disse que não era necessario "operar". o Lca tinha uma pequena mazela, muito pequena mesmo,( 1 ou 2 "fios soltos") , mas mantinha a consistencia, força... e o menisco não tinha mazela alguma! Sei que tb estive em boas mãos , pois o Dr costuma operar atletas profissionais de futebol,1ª divisão, principalmente joelhos..
um abraço

Jose Rocha
12-07-08, 23:28
A atitude mais acertada é ir ter com um Fisioterapeuta para que ele possa fazer uma avaliação e depois elaborar o respectivo plano de tatamento ou então aconselhá-lo para outra especialidade, caso haja necessidade.

Atenção : mas antes de começar a ser observado penso que poderá pedir ao Fisioterapeuta quese identifique com a res- pectiva Cedula Profissional