PDA

View Full Version : Curso de Terapia Miofascial- Nivel I

LMSC
17-04-06, 09:38
Junto o folheto do referido Curso.

Hélder Abreu
17-04-06, 10:45
Ah! Onde é que estão os preços?;)

LMSC
17-04-06, 13:35
...do outro lado!:rolleyes:

osteofito
18-04-06, 14:50
Caro LMSC

Este curso parece interessante, mas gostaria de saber em que consistem as
técnicas e manobras aplicadas para tratamento.
Também me parece algo quase desconhecido porque tenho falado com alguns
colegas que pensam o mesmo. Será possível enviar-me mais informações, como
livros, artigos, etc...

LMSC
21-04-06, 23:25
Deixo-lhe aqui uma pequena lista de obras com interesse:

1. Rolf I. Rolfing. Ediciones URANO, Barcelona 1994.
2. Shelton H. Humans Life: Its Philosophy and Laws. Kessinger Publishing Company, Montana 1999.
3. Levine P. Walking the Tiger. North Atlantic Books, California1997.
4. Vecchiet L., Giamberardino, M. Muscule Paain, Myofascial pain, and Fibromyalgia. The Harworth Medical Press New York-London-Oxford 1999.
5. Schultz R., Feitis R. The Endlees Web. North Atlantic Books. Berkely, California 1996.
6. Sandweiss J. Myofascial Release, San Francisco, ABS Annual Meeting, 1996.
7. Rivard. J. Pathological changes in tissues and its impact on function. Diferential diagnostic Procedures. 6Th International Conference Lillehammer, Norway, 1996.
8. Alexander D. Myofascial Implications in the treatment of low back pain. ABS Spring Simposium, San Francisco 1991.
9. Pilat A. Terapias Miofasciales: Liberación Miofascial. Escuela de Terapias Miofasciales, Madrid 1999.
10. Cohen D. introducción a la Terapia Sacrocraneal, Mandala Ediciones, Madrid 1997.
11. Pilat A. Inducción Miofascial, McGraw Hill Interamericana, Madrid,2003.
12. Barnes J. Myofascial Release. MFR Seminars, Paoli,1990.
13. Von Hagens G. Nina Kleinschmidt/Henri "Endlich unsterblich? Gunther von Hagens - Schöpfer der Körperwelten"BASTEI LÜBBE ,1 982.
14. Bienfait M. Estudio e tratamento do esqueleto fibroso: Fascias e pompages. Summus Editorial, Sao Paulo, 1987

LMSC
23-04-06, 21:17
.

osteofito
11-05-06, 15:43
Agradeço a Lista Bibliográfica que indicou.

No entanto, permita-me que lhe diga que não respondeu à minha pergunta.

Será possível fazer o enquadramento das Terapias Miofasciais no quadro actual da Fisioterapia!? Apresenta conexões com Osteopatia ou outras prácticas alternativas como shiatsu, tui na?

Francisco Neto
11-05-06, 18:11
Julgo que a análise do Decreto-Lei nº 261/93 de 24 de Julho, no qual se define a Fisioterapia, poderá responder à sua questão.

"Centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo, utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas com base no movimento, nas terapias manipulativas, e em meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação, e de tratar, habilitar ou reabilitar, utentes/clientes com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objectivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida".

LMSC
13-05-06, 22:25
A Fisioterapia, sendo uma das profissões mais dinâmicas nas duas últimas épocas, com cada vez mais determinação procura expandir-se em novos rumos. Um desses rumos aponta para o campo das Terapias Miofasciais.

Sabendo que a dor de origem miofascial não é propriamente novidade para os diferentes profissionais da saúde assistimos presentemente a um grande impulso no campo da investigação científica e clínica em todos os níveis. Também na Fisioterapia, este fenómeno tem criado diversos ramos dentro da profissão

Porque as limitações do sistema miofascial provocam dor e travam a recuperação funcional em inúmeras áreas de intervenção do Fisioterapeuta, as técnicas de tratamento relacionadas com a Libertação das restrições de origem miofascial têm que deixar de ser o elo ainda (frequentemente) esquecido da cadeia de tratamento.

Numerosas investigações vieram mesmo obrigar-nos a redescobrir temas aparentemente tão consolidados e definitivos como a Anatomia, a Biomecânica e a Fisiologia. Estas disciplinas tão consolidadas que quase se dava por adquirido terem chegado à sua versão definitiva quando o tema era a Fáscia, afinal surpreendem pela frescura das novas abordagens e descobertas conseguidas. É todo um mundo que se abre.

Estes novos conhecimentos formam a base do processo clínico actualmente denominado Terapias Miofasciais, em todas as suas vertentes.

carlosguerreiro@sapo.pt
14-05-06, 02:03
é pena o local do curso! devia ser em lisboa

LMSC
14-05-06, 21:08
Comboio...
Auto-Estrada...

...Avião

Portugal é um grande país, mas não é um país grande.

saramaria
15-05-06, 15:52
Caro colega Carlos Guerreiro, se pensar bem praticamente todas as formações em Fisioterapia são em Lisboa. Acho que os fisioterapeutas do Norte também têm direito a fazer formações sem que isso lhes traga mais encargos financeiros. Falo por experiência própria pois fazer formações em Lisboa não me sai propriamente barato (e não foi só uma!). Quem tiver interesse não é por isso que vai deixar de se inscrever.

saramaria
15-05-06, 15:52
Caro colega Carlos Guerreiro, se pensar bem praticamente todas as formações em Fisioterapia são em Lisboa. Acho que os fisioterapeutas do Norte também têm direito a fazer formações sem que isso lhes traga mais encargos financeiros. Falo por experiência própria pois fazer formações em Lisboa não me sai propriamente barato (e não foi só uma!). Quem tiver interesse não é por isso que vai deixar de se inscrever.

LMSC
15-05-06, 22:04
Aproveito para dar mais uma informação acerca de um bom curso.

Anexo Programa e Formulário de Inscrição

LMSC
25-05-06, 21:44
Prazo de inscrição alargado, para o Curso de Terapia Miofascial- Nível 1.

Aceitar-se-ão inscrições até 1 de Junho. Há 4 vagas apenas.

carlosguerreiro@sapo.pt
26-05-06, 18:12
É mesmo pena ser longe!

Ismaelsilva
26-05-06, 20:32
é um bom curso, o que já li do conceito de terapia miofascial, penso que é bastante interesente, embora ainda n tenha conhecimento aprofundado da técnica!
Penso ser um bom passo para quer gosta de postura e correcção, que é uma modalidade que tem sempre aplicaçao, e que pode explorar os pormenores mais presmicuos do sistema musculo esquelético.