View Full Version : Pós Graduação em Fisioterapia do Desporto
Vitor Santos
06-04-06, 18:38
Pós Graduação em Fisioterapia do Desporto
Consultar o site
http://www.isce-odivelas.com/index.php?option=com_content&task=view&id=184&Itemid=85 (http://www.isce-odivelas.com/index.php?option=com_content&task=view&id=184&Itemid=85)
A licenciatura em Fisioterapia e esta Pós Graduação dão prioridade ao Doutoramento em Promoção da Saúde.
Fisioterapia do Desporto - NOVO (http://www.fisiozone.com/) (http://www.fisiozone.com/)
Coordenação: Dr. Vitor Tolda Santos
Informações de Funcionamento:
- Candidaturas - para proceder à Candidatura nesta Pós Graduação é necessário preencher o impresso de Candidatura (disponível no link de Candidaturas) e entregá-lo na secretaria do ISCE, juntamente com o Curriculum Vitae, Tempo de Serviço e cópia do Certificado de Habilitações.
Prazo de candidaturas para 2006/2007: - 2 de Maio a 28 de Julho
Nota: Os ex-alunos do ISCE estão isentos do pagamento da candidatura.
- Horário:
6ª Feira - 19:00h às 23:00h
Sábado - 09:00h às 13:00h
- Calendário:
Início das aulas a 13 de Outubro de 2006
1. Objectivos
Adequar o fisioterapeuta de competências que lhe permitam trabalhar na área do Desporto.
Proporcionar a aquisição de conhecimentos em tarefas para as quais possa ser solicitado nomeadamente a gestão e o planeamento.
Munir o fisioterapeuta, de conteúdos funcionais, capazes de representar uma mais valia no seu desempenho no terreno.
Dotar o formado de um CAP em Emergência. Será emitido o certificado FOR.
2. Destinatários
- Fisioterapeutas
- Carga horária global: 210 horas, das quais 50 horas correspondem à Prática Assistida do Desporto.
3. Plano de estudos
Disciplinas
- Emergência - Nutrição
- Gestão do Desporto
- Marketing e Desenvolvimento Profissional
- Psicologia Desportiva
- Morte e Morrer
- Avaliação e Registo em Fisioterapia
- Farmacologia
- Lesões Tegumentárias e Parâmetros Vitais
- Ligaduras Funcionais
- Intervenção no Terreno
- Intervenção em Condições Específicas de Desporto
- Seminário Interdisciplinar
- Prática Assistida do Desporto
4. Curriculum do Coordenador
- Dr. Vitor Tolda Santos
Fisioterapeuta
Licenciado em Educação Física e Desporto
Formador e Coordenador Técnico de Formação da
Associação de Futebol de Lisboa
Vice Presidente para as Relações Internacionais do
GIPP - Grupo de Interesse em Prática Privada da Associação
Portuguesa de Fisioterapeutas
Coordenador e Sócio Gerente do Alcântara Fisio
Os alunos que concluírem esta Pós-Graduação têm prioridade no acesso ao Doutoramento em Promoção da Saúde, da Universidade da Corunha, a decorrer no ISCE Odivelas.
Francisco Neto
06-04-06, 21:01
Ora aqui está uma pós-graduação que me parece bem estruturada. Bom programa curricular, fisioterapeutas como destinatários únicos do curso, fomento do trabalho em equipa multidisciplinar... Á primeira vista parece um bom curso, embora não conheça todos os pormenores. Só é pena não ser leccionado numa escola de fisioterapia...
Vitor Santos
06-04-06, 21:20
Meu caro os portugueses dizem que "quando não se tem cão se caça com gato" as escolas de fisioterapia da minha área não estão interessadas. Poortanto.....
No entanto como diz e muito bem os destinatários são fisioterapeutas e poderão seguir a sua carreira académica caso assim o desejem.
Agora cumpri o que sempre disse Fisioterapia para e por Fisioterapeutas.
Não esquecer que a norma actual é estar inserido noutra escola aliás os professores e os alunos até fazem gala em não falar da escola de fisioterapia dizem logo sou aluno da Fernando Pessoa sou aluno da Atlântica ( não é boca para o Adérito e para o Guerreiro ).
O que para mim é de estranhar é que "Engenheiros" de motricidade Humana tirem mestrados de Fisioterapia.
Mas se tudo correr bem Felgueiras será a próxima.
As escolas de fisioterapia que tenham autonomia ( palavra tão cara para nós fisios) para avançar com o curso é só pedirem.
Ana Santos
09-04-06, 20:42
Só é pena não ser leccionado numa escola de fisioterapia...
Não percebo porquê?
Não percebi o porquê da Fernando Pessoa ser aqui chamada!
e os valores Victor? não achei nada escrito sobre...
Vitor Santos
12-04-06, 01:56
Três respostas:
Francisco Neto vou pedir ao ISCE se é possível pôr um link com o currículo dos formadores.
Bárbara falei da Fernando Pessoa e ad Atlântida por estarem duas pessoas minhas amjgas directamente envolvidas na coordenação e não ferir susceptibilidades, o que queria dizer é que não há (que eu conheça) escolas só de fisioterapia.
Elas estão sempre inseridas noutras.
Carlinha vou pedir ao ISCE para inserirem os preços posso adiantar que são baixos em relação às Pós Graduações que eu conheço e mesmo do ISCE, aliás foi uma das minhas exigências.
Manuel Ferreira
12-04-06, 19:43
[Mas se tudo correr bem Felgueiras será a próxima.]
Espero que corra bem, pois no norte também á fisioterapeutas a quererem fazer esta Pós Graduação. Cá no norte fica mais em conta.
Aproveito para dar os parabens ao Vitor pela Pós Graduação poi é muito bem estruturada, em comparação com outras que por aí aparecem.
Francisco Neto
12-04-06, 23:51
o que queria dizer é que não há (que eu conheça) escolas só de fisioterapia.
Elas estão sempre inseridas noutras.
O que eu queria dizer é que é pena o curso não ser leccionado numa Escola/Instituto que ministre o curso de Fisioterapia...
Liguei para o ISCE a saber os valores para esta pós-graduação.
Na entrega da candidatura, 150€.
Se formos aceites, no acto da matrículo, 200€.
Depois, e durante 9 meses, as propinas são 175€.
Eu também gostaria de saber quem são os formadores de cada disciplina e, se possível, uma abordagem geral dos conteúdos programáticos das mesmas.
À primeira vista, esta pós-graduação "soa bem", mas gostaria de mais pormenores antes de me atirar de cabeça.
Boa Páscoa para todos!!!
Adérito Seixas
15-04-06, 11:05
Já tinha dito isto ao Vitor pessoalmente mas aproveito para reforçar a ideia de que a pós-graduação está muito bem estruturada e os formandos ainda podem tirar partido dela para ingressarem no doutoramento, muito bem Vitor. Força nisso :)
Relativamente ao facto de a pós-graduação não ser ministrada numa escola de Fisioterapia penso que o Vitor avançou onde lhe deram possibilidades para avançar. Por exemplo o Mestrado em Ciências da Fisioterapia decorre numa faculdade que não tem o curso de Fisioterapia... penso que o importante é ter um bom programa com bons docentes... e penso que isso o Vitor conseguiu.
Vitor Santos
17-04-06, 01:15
Caros Colegas
Pedi para porem um link na págian da pós graduação com os curricula dos formadores penso que 3ªou 4ª já estará.
biondita_ft
19-04-06, 18:39
Tb achei a ideia excelente, pois é uma área d k gosto bastante.
Só queria saber quem eram os formadores de cada disciplina antes d me inscrever.
Francisco Neto
19-04-06, 19:14
O CV dos formadores já está disponível em http://www.isce-odivelas.com/pdfs/curriculum.pdf.
maria oliveira
20-04-06, 00:30
"Ora aqui está uma pós-graduação que me parece bem estruturada. Bom programa curricular, fisioterapeutas como destinatários únicos do curso, fomento do trabalho em equipa multidisciplinar... Á primeira vista parece um bom curso, embora não conheça todos os pormenores. Só é pena não ser leccionado numa escola de fisioterapia..."
Colegas
Não! Não estou já em idade de mudar a cor da caneta quando escrevo o nº da lição e o sumário.
Também admito que quando somos entusiastas relativamente à profissão... ou à vida ... escrevemos ao correr da pena, e ... deixamos fluir o nosso discurso sem fazermos qualquer tipo de reflexão.
Para não vos cansar mais .... queremos fisioterapeutas como destinatários únicos e depois aludimos ao conceito de trabalho em equipa multidisciplinar. ÚNICO e MULTIDISCIPLINAR????
De facto o q acho sério é o facto de se revelar q pouco entendemos ser o valor da multi /inter/ e transdisciplinaridade e.... na prática ...somos ÚNICO, corporativos e individualistas. Essa á a nossa herança cultural que... ou tomamos consciência e transformamos ou....
Assim... cresceremos e/ou dignificaremos a profissão... ou não...???
"Relativamente ao facto de a pós-graduação não ser menistrada numa escola de Fisioterapia penso que o Vtor avancou onde lhe deram possibilidades para avançar. Por exemplo o Mestrado em Ciências da Fisioterapia decorre numa faculdade que não tem o curso de Fisioterapia... penso que o importante é ter um bom programa com bons docentes... e epenso que isso o Vitor conseguiu."
Este colega, contrariamente, considera positivo o fora da escola de fisioterapia. Mas.... como o importante é ter bons professores....
Fora vs dentro.... bons professores...
Colegas
Estamos num forum! (As TIC dão-nos essa possibilidade fantástica)
Temos um espaço aberto a múltiplas actuações de multi/trans/inter... disciplinaridade(s). Espaço aberto a crescermos à descoberta, à abertura... à construção/partilha de conhecimento e.... ficamo-nos pelo fora e dentro... pelo ainda bem que temos mais uma pós-graduação(dentro e/ou fora)....
Aqui só uma nota: Atlântica (Não conheço mas sei que é assim!)
"Bárbara falei da Fernando Pessoa e ad Atlântida ..."
Beijinhos
PS Este comentário não se dirige pessoalmente a nenhum dos membros cujos textos foram citados
Francisco Neto
20-04-06, 13:17
As tecnologias da informação têm, sem dúvida alguma, a vantagem de permitirem o intercâmbio de ideias e opiniões sem, necessariamente, darmos a conhecer a nossa identidade... A Língua Portuguesa, por sua vez, tem a desvantagem de ser entendida de modos diferentes perante uma mesma afirmação. É realmente muito traiçoeira e a nossa capacidade de interpretação pode levar a que façamos maus juízos de valor.
No meu entender, esta pós-graduação, sendo na área específica da Fisioterapia, deverá ser apenas frequentada por Fisioterapeutas. Não é uma questão de corporativismo, mas uma questão de bom senso e de delimitação de intervenção. Não faria nenhum sentido que fossem ministrados conteúdos programáticos avançados a indivíduos que não possuem as bases. Não considero que seja corporativismo o facto de pós-graduações específicas em determinadas áreas serem apenas leccionadas a indivíduos com cursos base que lhe conferem determinadas competências e capacidade de adquirirem conhecimentos mais específicos.
Outra questão é o facto da multi/inter/transdisciplinaridade. Obviamente que, na área da saúde, há conhecimentos base que deverão ser dominados por diversos profissionais. Na minha óptica, também é inquestionável que conheçamos o papel e modelos de intervenção de outros profissionais, e vice-versa. O facto de ter tido Psicologia no curso base não faz de mim um Psicólogo ou conhecer aspectos importantes de algumas cirurgias não faz de mim um cirurgião. A pertinência de se ter uma formação em diversas áreas consiste em saber daí retirar dados pertinentes para a minha intervenção enquanto Fisioterapeuta. Obviamente que não irei substituir outros profissionais nem admito que alguém sem formação específica substitua um Fisioterapeuta... Conheço perfeitamente o meu campo de acção e conheço, de um modo geral, áreas de intervenção de outros e trabalho em equipa... A isto chamo Ética e não corporativismo.
Sou muito entusiasta relativamente à vida e à profissão. Mas também é meu hábito reflectir sobre as minhas acções e comentários...
Ana Santos
25-04-06, 22:36
Até acho que a resposta foi demasiado longa.
Para mim a primeira frase teria sido mais do que suficiente.
Vitor Santos
26-04-06, 15:22
Car Colega
Parece-me mt bem construída esta pós-graduação. Muitos parabéns! Gostava de saber se é necessário algum limite mínimo em relação ao tempo de prática. Obrigado!
Ismaelsilva
14-09-06, 21:54
Mais uma vez, e infelizmente está acessivel apenas a quem viva perto de lisboa (ou Porto em alguns casos) e todos os restantes fisios do pais que gostavam d fazer teriam o dobro da despesa, caso queiram esta pos-graduaçao!
Infelizmente, a centralizaçao neste nosso pequeno pais cada vez está mais acentuada e o facto de não permitir a todos um acesso facilitado, muitas das vezes leva os profissionais a restringir os conhecimentos!
De qualquer das formas parece estar bem estrutura, pelo menos com todos os pontos cruciais, para a aplicaçao da fisioterapia no campo desportivo!
Mais uma vez, e infelizmente está acessivel apenas a quem viva perto de lisboa (ou Porto em alguns casos) e todos os restantes fisios do pais que gostavam d fazer teriam o dobro da despesa, caso queiram esta pos-graduaçao!
Infelizmente, a centralizaçao neste nosso pequeno pais cada vez está mais acentuada e o facto de não permitir a todos um acesso facilitado, muitas das vezes leva os profissionais a restringir os conhecimentos!
De qualquer das formas parece estar bem estrutura, pelo menos com todos os pontos cruciais, para a aplicaçao da fisioterapia no campo desportivo!
Totalmente de acordo!
Ft Cristina
19-09-06, 00:00
Olá colegas.
Além da pós-graduação em Ft do Desporto, alguém me pode informar sobre Ft em Neurodesenvolvimento/Pediatria?
Obrigada e fisiopower :wink:
Ft Cristina
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.