View Full Version : Cartão T e Massagista
Boas,
Alguém já ouviu o novo anúncio que dá na rádio sobre o cartão T e o Cristiano Ronaldo?
Qualquer coisa como: "Vou falar com o massagista da selecção nacional...
E depois a piada é que ele vai falar das "lesões" do jogador... eu pergunto... não deveria ser um fisioterapeuta?
Os meios de comunicação social continuam sem saber distinguir uma coisa da outra, não concordam? :rolleyes:
Hélder Abreu
03-04-06, 00:35
Ouvi esse anúncio hoje, Fysio e fiquei a pensar na mesma coisa... infelizmente, a nível de senso comum, as pessoas associam directamente um massagista a um clube e não um fisioterapeuta. É triste. E mais ainda quando passam anúncios desses, chamando o tal massagista para um papel que seria o de um fisioterapeuta.
E que papel fazem/têm as ditas associações que supostamente nos representam ?!
carlosguerreiro@sapo.pt
03-04-06, 15:15
O pior é associarem Fisioterapeuta = massagista = pessoa que faz massagens!!! muito mau
Vitor Santos
04-04-06, 19:34
O pior de tudo éassociarem ft. a pessoa que não sabe fazer mais nada que massagem.
Jose Rocha
05-04-06, 08:52
Vamos lá pensar que os Massagistas, quando nós aparecermos eles já cá estavam e mais os Massagistas fazem parte do departamento Médico de alguns Clubes e Federações.
Quando trabalhei no Estoril Praia, no Paço de Arcos na Federação de Andebol e agora aqui no Centro Nacional de Medicina Desportiva tive sempre Masagistas a trabalhar comigo.
Eles tem um campo de acção muito especifico que eu por acaso destesto e é uma das maneiras dos jogadores deixarem de treinar um dia por semana, que é chamado o dia dos "banhos e massagens".
Hélder Abreu
05-04-06, 09:14
O problema é que esse campo de acção é demasiadas vezes confundido... e não só pelo público em geral, mas sim pelos próprios massagistas. E este tipo de publicidade acaba por reforçar ainda mais o papel do massagista no clube (Quando verificar se o jogador sofreu uma lesão durante um jogo está longe de fazer parte das competências deles), transmitindo uma idéia errada cá para fora.
Jose Rocha
05-04-06, 09:29
Este é um assunto ( problema) bastante antigo.Neste momento já muito se adiantou.É dificil de resolver enquanto existirem Federações/Clubes que nos seus quadros não tenham Fisioterapeutas.Posso garantir que há cerca de 20 anos não existia nenhum FT nos quadros de Fed/Clubes e hoje já existem.
Quem começa a fazer a grande destinção entre, FTs e Massagistas são os próprios atletas e é a esses que nós temos de provar a nossa capacidade.
Eu já sou do tempo em que o Atleta dizia : " isto não é contigo é com o Fisioterapeuta " são estas frases que nos vão colocar e admitir o nosso profissionalismo e a qualidade.´
Há que continuar a trabalhar e a apresentar resultados...e oresto aparcerá, porque temos qualidade, somos profissionais e temos conhecimentos....
Sò um aparte ninguem ainda se lembrou de realçar o reconhecimento do 1º Ministro a um Colega nosso.Isto sim penso que tem algum peso sobre a opinião pública e é de relembrar muitas vezes.
Hélder Abreu
05-04-06, 10:09
Sim, isso também é verdade José e ainda bem.
Por acaso não ouvi essa notícia. O colega foi reconhecido por que motivo?
Jose Rocha
05-04-06, 10:58
Por ter recuperado o Senhor de uma lesão no joelho feita na neve.
Hélder Abreu
05-04-06, 11:48
lol... Sorte por ter apanhado o 1º ministro;) Senão éramos todos reconhecidos:D
Vitor Santos
05-04-06, 15:06
O nosso caminho não passa pelo reconhecimento de um médico que encaminhe os doentes para nós e que nós façamos o " ping pong " contrário.
O reconhecimento como profissionais passa por sermos capazes de fazer algo de diferenciado.
Senão sómente por razões que nada tem a ver com a profissão nem com a sua capacidade profissional, alguns passarão de bestas a bestiais quando muitas vezes não deveriam ser referencia para a profissão.
Hélder Abreu
05-04-06, 16:12
Concordo completamente Vitor. Aliás, sou a favor de que cada profissional deve procurar aperfeiçoar-se cada vez mais para aumentar sempre a eficácia/eficiência do seu trabalho. Em qualquer ramo, seja ele qual for.
AnaFrancisco
18-06-06, 19:19
Fisioterapia pelas mãos do Fisioterapeuta!
É esta mensagem que nos compete passar aos utentes em que intervimos...e apelar para que a imagem a divulgar seja esta mesma.
Enfatiza-se a importância da nossa 1ªimpressão onde nos devemos apresentar como Fisioterapeuta ______________! E não como "Trapeuta" / "Trapezista"; Massagista; Técnico auxiliar;Treinador....alguem que faz a "ginástica"...
Cada "macaco no seu galho".
Se temos um nome..temos de o defender!
Ismaelsilva
18-06-06, 21:53
So tenho uma coisa a dizer no que conta ao tema inicial, sao jogadores de futebol coitados ensinaram lhe assim quando eram pequeninos e agora nao conseguem encaixar mais nada nakelas cabeças de andorinhas!
So mais uma coisa, quando os foruns falam mal da nossa profissao ou nao pronunciam bem a mesma, toda a gente participa e comenta e diz que nao sabem distiguir a nossa profissao, eu peco da mesma forma em nao me conter quando nos dão titulos que nao encaixam no nosso perfil profissional, no entanto nos é que temos de mostrar quem somos, o que fazes e o porque se conseguirmos fazer melhor do que os outros. Se isto acontece a culpa tambem é nossa, temos de ser mais unidos e mostar o que valemos.
Abraços, Fisioterapia pra sempre!
JoaoMiguel Carvalho
13-07-06, 00:30
BOAS!
concordo com tudo q foi dito, principalmente q a culpa tb e nossa, pois vejo mts fisioterapeutas com braçadeiras de massagistas em diversas modalidades....
o ponto curioso q ja escrevi mas foi na parte do desporto, é q na ficha de jogo da federaçao portuguesa de futebol, q é destribuida no futsal, nao existe espaço para o fisioterapeuta, ha massagista, médico, enfermeiro e outras cenas e para estar sentado no banco algum daqueles esaços tem q estar preenchido com o meu nome... logico q fica no espaço de massagista!
temso q nos unir!
ABRAÇOS
Jose Rocha
13-07-06, 19:01
Não entendo porque é lógico inscrever-te como massagista?
Não poderás inscrever-te com: enfermeiro, médico, dirigente,etc?
O objectivo é sentares-te no banco demaneira a puderes prestar assistência e portanto tanto faz a inscrição.
Mas como já disse a federação de andebol já tem a trajecta de Fisioterapeuta foi uma questão de provar que a profissão é reconhecida e legal.
Vitor Santos
14-07-06, 01:29
Quando as imagens valem milhões de palavras (dado que por norma uma imagem vale por mil palavras).
A televisão traz-nos, oferece-nos motivos para pensar.
Eu já escrevi que vejo muito desporto televisionado, do boxe ao ciclismo vejo tudo.
E o que vejo é que quando há médico, fisioterapeuta e outro quem fica a maior parte das vezes no banco com ar de pensador/ intelectual das lesões é o fisioterapeuta.
E isto vejo no Basquetebol, Futebol, etc.
Dá que pensar.
Saudações fisioterapêuticas.
Quanto ao não haver lugar para inscrever fisioterapeuta, passa pelo simples facto de quem tem poder decisório ou capacidade para influenciar o poder não ter capacidade ou estar preocupado com outros aspectos que não o de dignificar a classe a que pertence.
Aliás há 3 anos atrás queriam que eu, para me inscrever na liga Profissional de Basquetebol, identificasse a escola onde tinha feito a licenciatura.
Recusei o pedido pelo facto de não ser licenciado e ir contra a lei Portuguesa.
Expus o caso à Liga, utilizei o poder que possuía de molde a influenciar a remoção de tal estúpida decisão, e qual não foi o meu espanto quando fui informado que tal bacorada tinha sido perpetrada por fisioterapeuta, com responsabilidades na nossa profissão pelos cargos que ocupa e já ocupou.
Quando no Desporto estamos há anos apostados em separar o trigo do joio vem uma inteligência tamanha mentir e dizer que há "trigo de 2 qualidades".
É triste mas é mesmo assim.
E caros colegas quando temos um Sindicato que escreve :
Artigo 6º
Autorização do exercício
O exercício de Fisioterapia, é condicionado pela obtenção de uma cédula profissional, a emitir pela Associação Portuguesa dos Fisioterapeutas e posteriormente pela Ordem dos Fisioterapeutas.
Não sei que mais vos diga.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.