PDA

View Full Version : duvidas

hugoarez
31-03-06, 13:06
Boa tarde, sera que me podem ajudar com uma duvida.
em relação a avaliação da coluna vertebral... de que forma conseguimos
distinguir, com o exame funcional se estamos perante um caso de uma hernia
discal ou um prolapso discal, se é que existe alguma diferença entre uma e outra, isto claro sem recorrer aos testes de exame complementares. será que a diferença reside so na diferença de sinais e
sintomas? julgo que no prolapso discal, no inicio, a dor aparece
subitamente enquanto que no caso de uma hernia discal a sintomatologia
sera de instalação progressiva, assim, inicialmente os sintomas no caso do
prolapso discal, serão caracterizados por uma intermitencia de sintomas
agravados ou reproduzidos com o movimento... será que isto está correcto?
agradecia que me podessem responder o mais depressa possivel, visto esta
duvida ter surgido quando estudava para um teste pratico de Maitland que
irei realizar no sabado.

obrigado

The Ripper
05-02-09, 17:21
Por acaso também tenho a mesma duvida, se alguém souber responder agradecia. :biggrin:

Saramartins
05-02-09, 18:18
Sim, o que o Hugo referiu está correcto. Uma das diferenças que eu me lembro é o início, em que no caso do prolapso é súbito e no caso da hérnia é gradual.

Saramartins
05-02-09, 18:24
Leiam os artigos publicados em

http://www.rbo.org.br/pdf/1994_mar_15.pdf

http://www.fag.edu.br/tcc/2005/Fisioterapia/metodo_mckenzie_como_proposta_de_tratamento_de_her nia_de_disco_lombar.pdf

gramendes
05-02-09, 22:20
Olá

Apenas quero referir que "hernia discal" é uma situação muito rara. Nem mesmo a RM tem defenição suficiente para o seu diagnóstico. Os prolapsos são frequentes e as fibroses também. Por outro lado, há que defenir muito bem (por observação directa) o compromisso dinâmico musculo-esquelético e também do tecido nervoso (central e periférico). Muitos prolapsos/ou hérnias não têm qualquer sintomatologia, mas, por outro lado, também há sintomas que parecem indicar "compressão neural" e ela não existe. Por exemplo, a maior parte das "lombalgias" após esforço.

Cumprimentos

gramendes
05-02-09, 22:34
Olá Hugo

... julgo que no prolapso discal, no inicio, a dor aparece
subitamente enquanto que no caso de uma hernia discal a sintomatologia
sera de instalação progressiva, assim, inicialmente os sintomas no caso do
prolapso discal, serão caracterizados por uma intermitencia de sintomas
agravados ou reproduzidos com o movimento... será que isto está correcto?

Não, isto não é correcto. Devido á dificuldade em diagnosticar um verdadeiro processo de "hérnia", ou seja, com extravasão do nucleo pulposo para o canal, e a sintomatologia que referes muitas vezes apenas se referir a compressões exteriores ao canal (ou seja, ao nível das emergências nervosas), nas quais o factor mecânico é frequentemente o principal agente precipitante (associado a padrões neuro-motores de defesa ou de compensação gestual), não existe uma correspondência sintomática entre "hérnia" e "prolapso". Muitos autores defendem que a "absorção do núcleo" ocorre assim que existe o rompimento do anel fibrótico. Podes ir á Pubmed fazer pesquisa e aí encontrarás muitos artigos que defendem a "raridade" de um processo de herniação discal.

Espero que te tenha ajudado

Cumprimentos