PDA

View Full Version : Contractura

Fportela
29-03-06, 22:03
Gostaria de saber a vossa opinião sobre este mal-comum! Como lidam com elas, e na vossa opinião qual a melhor técnica para as "desfazer"!

Abraço!

jaaffisio
24-04-06, 18:06
Primeiro penso que deve-se entender a causa e atuar em cima dela. Mas em geral, para o musculo em específico, procuro usar técnicas miofasciais, alongamento neural, mobilizaçoes articulares, mas como citei, deve-se entender porque este musculo entrou em contratura...

Fportela
24-04-06, 22:46
E relativamente a electroterapia, costuma usar algo ?! C.H., TENS, O.C. ?!

jaaffisio
25-04-06, 15:43
Atualmente venho usando muito pouco modalidades eletroterapicas, minha experiencia vem mostrando pouca efetividade com a eletro, uso as vezes sim mas para contratura raramente.

Jose Rocha
25-04-06, 19:09
Primeiro saber qual a causa da contractura.
DE uma maneira geral o tratamento com CH, Massagem, mobilização, técnicas de PNF e estiramento costuma aliviar e recuperar.
Evidentemente que temos de ter em consideração a dor e o estadio da contractura.

black_jack
26-04-06, 16:54
Na meu dia-a-dia utilizo todas estas técnicas, adaptadas a cada pessoa evidentemente. Mas o que acho mais importante é apostar em verificar e anular os desequilibrios musculares que muitas vezes existem (é muito comum nos isquiotibiais em relação ao quadricipete, por exemplo). Desequilibrios, nomeadamente de força e resistencia muscular, sao muitas vezes a origem de contracturas, roturas...

Hélder Abreu
26-04-06, 17:40
Se os desequilíbrios musculares existirem por prática de uma determinada actividade desportiva (ex.: Alterofilismo, ciclismo,...), é de notar que não devem ser alterados, pois são adaptações "necessárias" à mesma prática (obviamente estou a falar de uma prática desportiva mais intensiva e de alta competição).
Caso o paciente não tenha qualquer actividade desportiva, será necessário investigar (dentro da anamnese) qual a profissão exercida e qual o gesto predominante, e a partir daí avaliar a causa da contractura, que muito mais do que muscular, pode muitas vezes ter origem neural.

Jose Rocha
26-04-06, 17:53
Peço imensa desculpa, mas se existe uma contractura dos isquio tibiais evidentemente que existi um desiquilibrio muscular ( retracção), agonistas. e as amplitudes articulares estão tambem diminuidas (dor).
"Contractura muscular pode considerar-se como precoce ou tardia, caracteriza-se por um espasmo muscular tónico que surge precocemente ou após 48 horas de execução de uma actividade fisica intensa ou inabitual, em que as estruturas musculares foram hipersolicitadas por gestos corporais que implicaram contracções isométricas e/ou excêntricas prolongadas. Associa-se a uma hipertonia muscular-musculos endurecidos - e uma perda da flexibilidade muscular."

black_jack
26-04-06, 18:12
Concordo em pleno com as vossas opiniões! Apenas me referi ao assunto porque acho que é 1 aspecto a que muitas das vezes nao é dada a devida importância...
Já agora...o que acham dos atletas que apresentam este tipo de lesões e, quando fazemos o interrogatório, descobrimos que estes têm vários problemas de dentes e gengivas? Ouvi várias opinões em relação a isto (médicos...) e a unica coisa que me souberam dizer foi: sim, sim, está relacionado...
Já investiguei e não encontro razão aparente para que isto aconteça, alguém me sabe dizer +?

carlosguerreiro@sapo.pt
26-04-06, 18:47
Cáries dentárias ++

Fportela
26-04-06, 21:26
Já agora, que prescrição de auto-tratamento costumam dar?! Alongamento, duche quente na zona e auto-massagem por ex ?!
No caso das gengivas e dentes, falta de minerais?! Potássio?! Sódio ?!

Jose Rocha
27-04-06, 09:31
Concordo com o Carlos G. fizemos um estudo muito superficial com os Atletas da Selecção Nacional de Andebol e chegou-se à conclusão de que os atletas com cáries tinham mais facilidade em aquirir lesões, tento como a principal micro roturas musculares, como disse o estudo não foi muito aprofundado mas dá para perceber que há uma interliganção carie lesão muscular

Ismaelsilva
01-05-06, 01:37
Todas estas teorias das cáries e alterações que estas podem no metabolismo estão ainda pouco exploradas, no entanto na minha humilde opinião, a reflexão dos problemas causados pela cárie em termos sistémicos e na consequente maior susceptibilidade de contrair lesões não será tão relevante, visto que os mecanismos compensatório para obtençao de oligo elementos deveria ser suficiente para manter um equilibrio destas substânicas nos tecidos musculares.
Relativamente aos dados obtidos pelo estudo realizado pelo colega Jorge Rocha podem ser um ponto de partida para um estudo mais aprofundado em termos de funcionamento metabolico.

Francisco Neto
01-05-06, 02:55
Concordo com o Carlos G. fizemos um estudo muito superficial com os Atletas da Selecção Nacional de Andebol e chegou-se à conclusão de que os atletas com cáries tinham mais facilidade em aquirir lesões, tento como a principal micro roturas musculares, como disse o estudo não foi muito aprofundado mas dá para perceber que há uma interliganção carie lesão muscular

Pode falar um pouco mais sobre esse estudo, José? Obrigado.

Adérito Seixas
01-05-06, 22:43
Estive na sexta e no sábado numas jornadas de medicina desportiva, as do leixões. Curiosamente essa questão foi levantada e dois medicos responderam de maneira diferente... o Dr. Nelson Puga do FCP diz não acreditar que os problemas bocais sejam uma causa de relevo para problemas musculo-esqueléticos, já o Dr. Henrique Jonas da Federação Portuguesa de Futebol (acho que foi ele...) acreditava que sim... mas numa coisa todos concordavam, não há muito concenso nessa matéria...

Jose Rocha
02-05-06, 18:07
Pode falar um pouco mais sobre esse estudo, José? Obrigado.
Muito sumáriamente posso dizer que através das fichas de avaliação de Fisioterapia da Federação de Andebol a maioria dos atletas que sofreram de problemas musculares ( micro roturas, distensões ) a maior parte referiu problemas dentários. Se é ou não coincidência .....?
E mais não posso acrescentar apenas fiz este levantamento precisamente por se " dizer" que problemas com os dentes trariam problemas musculares.

Fysio
02-05-06, 18:17
Acho que vou contactar os "Mythbusters (http://dsc.discovery.com/fansites/mythbusters/mythbusters.html)" =))

black_jack
05-05-06, 16:05
Tenho um caso para vos apresentar.
Recebi há um mês uma atleta de 16 anos, praticante de ginástica e atletismo com diagnóstico (médico) de contractura dos isquiotibiais. Por indicação médica, ela andou de canadianas durante uns dias e depois apareceu para começar o tratamento.
O que há de verdadeiramente interessante neste caso é que a dita contractura existe, mas só e exclusivamente no semitendinoso, desde a sua origem até à junção mio-tendinosa distal...o musculo está permanentemente contraido...
O plano de tratamento está a correr bem, há melhoras visíveis, mas o ST continua com uma alteração de tónus que parece cada vez mais dificil de resolver.
Apenas fiz uma descrição sumária do caso mas se puderem partilhar comigo as vossas experiências agradecia! :confused:

TiagoCosta
16-11-09, 16:36
ola a todos.
em relação a contracturas musculares profundas??ex, psoas-iliaco que é muito dificil de se recuperar.ouvi falar na electroacumpultura ter muito efeito na contractura profunda, estive a procurar e não encontrei grande informação sobre a electroacumpultura.
Alguem me pode ajudar?se alguem tiver material sobre electroacumpultura em musculos profundos que me mande um email por favor.
obrigado

TiagoCosta
16-11-09, 17:27
Black_jack

eu trabalho num clube de andebole da segunda divisão e é muito frequente haver contracturas em isquiotibiais, mais precisamente na origem.a minha experiencia serve me só a mim, e o que eu costumo fazer é alongamento cadeia posterior,não fasso global mas sim individual.pois essa contractura pode ser causada por um mecanismo de defesa de outras estruturas, nomeadamente, contractura no tricps-sural, ou do bicips femural que é muitas vezes solicitado em desportos que seja necessario sprints.tens de ver se há alguma alteração biomecanica na cabeca do peronio pois o bicips femural é o musculo mais forte que se insere e n há musculos que levem a cabeca do peronio para anterior.
Eu costumo avaliar a flexibilidade, se ele tiver um movimento doloroso provoco diferentes acessorios nas estruturas do joelho e vejo qual o acessorio que cause diminuição da dor.

comocriarumsite
13-08-10, 23:46
Todas as contraturas são tratáveis?

OsteoMig
14-08-10, 20:38
Desde que não haja contra-indicação!!!

Gonçalo Trafaria
17-08-10, 15:44
Só para agitar a discussão… na clinica não vos é comum encontrar as ditas associações de problemas da cavidade oral, cáries dentárias, extracções, oclusões (más oclusões), etc, relacionados com problemas na ATM? Por conseguinte, nas cadeias musculares.. alterações posturais ... E C1? Mais precisamente C0C1 e C1C2, não costumam verificar associações? e daí partem repercussões para restante coluna. Este bolo todo junto poderá justificar muitas adaptações secundárias e propiciar zonas de hipo e híper mobilidades, fragilidades no todo orgânico.