Primeiro queria agradecer enquanto moderador, ao terapeuta Francisco por este post.
Enquanto fisioterapeuta comecei a trabalhar na clínica do movimento em hidro, faz quase 3 anos. Poder-se-ia dizer que utilizava practicamente um conjunto limitado de movimentos que havia adaptado e lido em livros de terapia aquática. estes eram americanos, por isso reportavam-se mais a exercícios específicos em meio aquático (as técnicas mais utilizadas - Bad Ragaz, Watsu, e Halliwick, são muito difíceis de aprender lendo).
No entanto há um ano atrás iniciei uma pós-graduação nesta área com o Prof. Labeck, que mudou completamente a minha visão da hidroterapia.
Aprendi Halliwick, Bad-ragaz e relaxamento na água (Watsu, Jahara e um pouco de Ai-Chi).
Neste momento posso dizer é parte fulcral em grande parte dos tratamentos que efectuo, e tenho pena que esta técnica não seja mais utilizada em Portugal. O que apesar de tudo é compreensível dado o investimento necessário. No entato a minha clínica tem mantido contactos com instituições externas ao serviço e proporcionamos este tratamento a pessoas de outras clínicas, o que é muito positivo.
Gostaria de saber mais opiniões dos colegas que trabalham (ou gostariam de trabalhar) nesta área.
__________________ Helder Fonseca |