View Single Post
Antigo 23-11-06, 21:07   #8 (permalink)
Adérito Seixas
Manbeleth

Registo: Sep 2004
Enviar Mensagem via MSN para Adérito Seixas Send a message via Skype™ to Adérito Seixas
Default Re: Fernando Pessoa e Bolonha !!!

Acho que o post inicial desta discussão, pelo colega Fportela foi correcto... perguntar a quem está dentro do assunto o que realmente se passa, saber se é verdade o que dizem acerca da UFP ter "furado" o "acordo" da referida "união" de instituições... tenho é pena que os restantes colegas/ futuros colegas não tenham a mesma sensibilidade.
Eu sou docente da UFP, com muito orgulho na instituição que represento e estive por dentro do processo de adaptação a Bolonha da nossa instituição e quando digo por dentro digo mesmo por dentro. Antes de continuar esta discussão pergunto se as pessoas que deixaram as suas "opiniões" estão dentro da legislação acerca do assunto? Conhecem a lei?
Nem vou comentar o facto do Sindicato das Ciências e Tecnologias da Saúde ter rescindido o protocolo apoiado na premissa de que a UFP pediu um 1º ciclo de 3 anos... é que nem merece comentário, as pessoas que um dia acordaram e se lembraram de nos informar da rescisão sem sequer querer saber o que se passou realmente só demonstram ignorância acerca de um processo moroso, trabalhoso que demorou meses... mas como disse nem vou comentar. Só tenho pena que o sindicato não torne publica a resposta que recebeu face ao procedimento e apenas informe que rescindiu com a UFP porque bla bla bla bla bla bla...
Quanto ao resto, neste momento, apenas devo dizer que a UFP não pediu um 1º ciclo com 3 anos, ao contrário do que consta. A UFP apresentou uma proposta pensada, apoiada num modelo de ensino superior estrangeiro de grande capacidade, o da Finlândia. Muito tempo trabalhamos nessa proposta, fundamentamos o que tínhamos a fundamentar, pensamos em tudo com cuidado... sim porque ao contrário do que se passou a nível nacional o processo de adaptação a bolonha já estava a ser trabalhado há muito... e talvez por isso tenhamos sido DOS únicos e não os únicos a pedir adequação... mas só se fala da UFP. Mas sinceramente ainda bem que falam, é bom sinal.
A nossa proposta era de um 1º ciclo de 210 ECTS (3,5 anos) e um 2º ciclo de 90 ECTS (1,5 anos), como já disse, apoiada num modelo de ensino forte e de qualidade. A nossa proposta foi no entanto recusada porque segundo as entidades responsáveis a prática consolidada a nível europeu nos países de referência não era essa e sim a de 3 anos para o 1º ciclo. Tivemos que reformular o pedido, reformulamos o pedido exactamente com a mesma duração mas tentamos fundamentar melhor a nossa posição. Mais uma vez o pedido foi recusado...
Como podem ver a UFP não pediu um 1º ciclo de 3 anos... mas as pessoas (e não estou a falar para o colega que iniciou esta discussão pois fê-lo correctamente) continuam a querer falar do que não percebem muito bem...
Antes de continuar esta discussão eu pergunto... conhecem a legislação?
E outra coisa... Bolonha não é duração de ciclo de estudos... e outra coisa... não há licenciados de 1ª e de 2ª... Conhecem a realidade europeia?